O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) conquistou o primeiro lugar nacional na categoria “Inspiração”, do desafio da Agroindústria no Grand Prix Senai de Inovação – América Latina, que teve sua cerimônia de premiação na última sexta-feira (13.12).
Os alunos do curso de Aprendizagem Básica em Logística da unidade Senai de Barra do Bugres se consolidaram como vencedores com o projeto Agrotech Qualifica, cujo tema era propor soluções para a agroindústria. Juntos, Vinícius de Jesus, Kellen Pereira, Gabriel Oliveira, Adilson Netto e Vitória Santos da Cruz formaram a escuderia Agrotech.
O desafio proposto durante o evento era relacionado à formação de mão de obra qualificada com uso de tecnologias na Agroindústria. Por meio da parceria com a CNH Industrial, o desafio tinha como objetivo conceber um sistema de formação para os operadores de máquinas melhorarem as suas qualificações em produtos de tecnologia moderna.
“Os alunos pegaram um desafio em que a empresa tinha dificuldade em ofertar treinamentos para mexer nas máquinas no campo. Então, os alunos pensaram na utilização de um óculos de realidade
aumentada, em que eles conseguiriam ofertar estes treinamentos sem precisar de internet, por meio de um aplicativo. Foi um projeto incrível”, explicou um dos instrutores de Barra do Bugres, José Vithor Xavier.
Já a unidade do Senai Cuiabá (Distrito), conquistou o terceiro lugar nacional na categoria “Evolução”, que também tinha que propor desafios para a agroindústria. Os alunos do Senai Distrito formaram a escuderia TecnoAgro e ocuparam o terceiro lugar no pódio.
A competição, que é uma corrida de inovação que ocorreu de forma online para alunos do ensino médio e cursos de educação profissional e superior de toda a América Latina, contou com cinco áreas temáticas: Agroindústria, Alimentos, Indústria 4.0, Indústria do Entretenimento e Educação e duas categorias Inspiração e Evolução.