Entre os protótipos, estão o uso de ciência de dados para auxiliar no diagnóstico do câncer de mama, automação de casa inteligentes, braço robótico, sensor ultrassônico, controles inteligentes de estacionamento, carros e pessoas
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) realiza, nesta quinta-feira (8), das 15 às 21h, a 2ª edição da ‘Expotech’, mostra que irá reunir 21 projetos finais de alunos dos cursos de ‘Programação para Robótica’, ‘Lógica de Programação’ e ‘Programação em Python’. O evento é aberto ao público e será realizado no Lab Microsoft, laboratório de tecnologia e aulas do Senac-MT, localizado no Sesc Arsenal, em Cuiabá.
A implantação do Lab Microsoft faz parte de um movimento de atualização do portfólio de cursos da instituição de educação profissional e de modernização dos empreendimentos comerciais no estado, ação liderada pelo presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.
“Ao completar 75 anos de atuação em Mato Grosso, o Senac segue antenado com o presente, mas com o olhar para o futuro. Estas são formações iniciais na área de Tecnologia da Informação (TI) que buscam apresentar conceitos básicos de linguagens de programação e despertar nos alunos o interesse por esta vasta área de atuação profissional, tornando-os capazes de desenvolver protótipos com inovações e aplicações para o comércio de bens, serviços e turismo”, destaca Wenceslau Júnior.
O diretor regional da entidade, Edson Dahmer, complementa. “Nosso intuito é que estes alunos visualizem soluções para as novas tecnologias que estão mudando o mundo e o comércio, como Educação 5.0, Internet das Coisas (IoT) e Metaverso. E para incentivar a adesão, os cursos foram ofertados gratuitamente à população, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que amplia o acesso à educação profissional de qualidade e ajuda milhares de pessoas a desenvolverem seu potencial”, frisa o dirigente.
Um dos organizadores da mostra, o instrutor do Senac-MT, Éder Lemes, ressalta que, nesta edição, empresas locais de diferentes segmentos foram convidadas a participar do evento. “Nosso objetivo é trazer essas empresas para o Lab Microsoft do Senac-MT e fortalecer parcerias com a comunidade, gerando oportunidades de colocação profissional para os nossos alunos”, pontua o instrutor.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Confira a relação de projetos
Curso de Programação em Python
– Ciência de Dados: Modelo de Machine Learning para Auxiliar no Diagnóstico de Câncer de Mama
– SAÚDETEC: Saúde e Tecnologia de Plantas Domésticas
– ZENA: Assistente de Reconhecimento de Voz
– MACONT INVENTORY: Cadastro para Controle de estoque de materiais de construção
– KYRIOS MAP: Localizador de DD/CEP
– Controle Inteligente de Estacionamento
– Controle Inteligente de Pessoas
– Controle Inteligente de Carro
Curso de Programação para Robótica
– Aplicabilidade e os Benefícios do Metaverso como Auxílio no Conhecimento Médico
– Controle de Braço Robótico com Potenciômetro e Multímetro
– Jogo Adventure: Memorização com LED
– Home Arduino: Automação de Casas Inteligentes – controle de umidade e temperatura
– Controle de Iluminação com Fotoresistor LDR
– Carro com sensor de obstáculo
– A casa do terror: Halloween
– Radar: sensor ultrassônico
– Carro Seguidor de Linha
– Óculos Inteligentes que Detectam Fadiga
– Alerta de nível de água numa cisterna com o uso de Arduino
Curso Lógica de Programação
– Aprendendo a Programar com Scratch
– Aprendendo a Programar com Scratch: uma introdução visual à programação com jogos, arte, ciência e matemática
Por: Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT)