Parceria das instituições de educação profissional e de ensino superior visa atender prioritariamente estudantes em situação de vulnerabilidade social
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) está com inscrições abertas, até o dia 1º de novembro, para 550 vagas em 11 cursos gratuitos destinados aos estudantes em condições socioeconômicas, culturais e de aprendizagem diferenciadas ou desfavoráveis atendidos pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Prae).
O diretor de Educação Profissional do Senac-MT, Edson Dahmer, dá detalhes da parceria. “A cooperação entre o Sistema Fecomércio-MT, por meio do Senac-MT, com a UFMT tem o objetivo central de ampliar e divulgar o acesso a programas de capacitação. A cooperação das instituições de educação profissional e de ensino superior foi estabelecida no âmbito do Programa Senac de Gratuidade (PSG), instrumento de inclusão produtiva para brasileiros oriundos de família de baixa renda, e visa atender pessoas com rendimentos familiares de até dois salários-mínimos”, evidencia o diretor.
Os cursos serão ministrados na modalidade EaD (Educação a Distância), com cargas horárias de 20 até 160 horas, e estão distribuídos em áreas do comércio de bens, serviços e turismo. São eles: Língua Portuguesa, Matemática, Libras Básico, Moda e-commerce, Administração do Tempo, Agente de Desenvolvimento Socioambiental, Agente de Projetos Sociais, Ações Eficazes em Venda, Biossegurança em Esterilização, Técnicas de Tranças e Relacionamento Interpessoal e Trabalho em Equipe.
Os estudantes devem realizar a matrícula em www.ead.senac.br/gratuito/. As aulas serão iniciadas no dia 7 de novembro. Todas as formações serão certificadas pelo Senac-MT, podendo ser utilizadas para complementar as cargas horárias das atividades extracurriculares.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Por Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT)