Evento tem início neste domingo (21), no Quilombo Mata Cavalo de Cima, em Nossa Senhora do Livramento.

A Comunidade Quilombola Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, a 50 km de Cuiabá, será sede de uma feira de produtos tradicionais em alusão a Semana da Consciência Negra. Os eventos acontecem de 21 a 28 de novembro, a proposta é fortalecer a comunidade local com o acesso de turistas interessados na cultura.

Além do tradicional, a feira conta com a inclusão do digital, os produtos também estão disponíveis em um site criado para fortalecer o evento. Segundo os organizadores, as vendas serão geridas pela comunidade, sem intermediários, como forma de estimular a geração de renda de forma digna e criativa por grupos de produtores das comunidades de Mata Cavalo, Terra Vermelha, Vaca Branca e outras.

A abertura será neste domingo, às 8h, com apresentação de boas-vindas, roda de axé e baile. Às 19h, será a pré-estreia do curta “Terra de Preto”, que apresenta Mestre Nezinho e suas batalhas em manter o espaço cultural São Benedito e terreiro Vovó Catarina.

“A gente não pode acabar com nossa tradição, temos que deixar nossa cultura para as crianças que estão nascendo. A nossa terra é abençoada, nós temos muito orgulho dela, nós sabemos viver dela e é onde estão os nossos antepassados”, explica Nezinho.

O curta foi produzido pelo fotógrafo José Medeiros. Autor de livro com foto sobre o Pantanal de Mato Grosso e outro contando histórias que viveu em suas andanças pelo estado.

O projeto Mestre Nezinho e realizado pela Associação A Casa do Centro – e aconteceu em duas etapas – julho realização da 55ª Festa de São Benedito, e agora a Semana Quilombola, representações ancestrais necessárias para o fortalecimento do povo negro.

A organização recomenda levar utensílios pessoais a quem for participar do evento e é obrigatório o uso de máscaras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui