sexta-feira,22 novembro, 2024

Semana do Clima de Nova York: projeto brasileiro de reciclagem inclusiva será destaque em eventos internacionais

Durante a agenda climática, Green Mining mostrará resultados da Estação Preço de Fábrica, que já beneficiou mais de 1 mil pessoas com compra de recicláveis

São Paulo, setembro de 2023 – Com o slogan “We Can, We Will” (Nós podemos, Nós faremos), a 15ª edição da Semana do Clima de Nova York, que ocorre de 14 a 24 de setembro, reunirá líderes políticos, empresariais, ambientais e da sociedade civil de diversos países para discutir e tomar medidas relacionadas às mudanças climáticas e à sustentabilidade. Durante a semana, que terá várias reuniões, conferências e painéis de discussão, o Brasil será representado, em diferentes momentos, pela startup Green Mining, pioneira em logística reversa inteligente e convidada a apresentar os resultados do primeiro projeto de reciclagem inclusiva do país.

A Estação Preço de Fábrica é uma iniciativa que disponibiliza hubs (pontos de recebimento) em diferentes cidades do Brasil, possibilitando que qualquer pessoa venda embalagens pós-consumo e receba até 4 vezes mais por cada quilo de material, seja plástico PET, vidro, papelão, papel cartão e/ou papel branco. O projeto, que será destaque em encontros da Semana do Clima, já beneficiou mais de mil e trezentas pessoas com a venda de recicláveis e ultrapassou o valor de R$ 1 milhão pago pela compra das embalagens. “A exploração de recursos naturais é um dos maiores vilões do aquecimento global e, através da reciclagem, conseguimos reduzir drasticamente este impacto. Nesse objetivo, a logística reversa tem papel fundamental para mitigar os impactos das mudanças climáticas”, afirma Rodrigo Oliveira, presidente da Green Mining e que estará nos eventos internacionais.

Além de participar do evento do Pacto Global na ONU nos dias 14 e 15, o executivo integrará, em 18 de setembro, uma roda de conversa de CEOs de startups em ESG na Nasdaq, em especial de um jantar, promovido pela UpLink (plataforma de inovação aberta do Fórum Econômico Mundial), no qual apresentará os resultados de seu projeto. Já no dia 19, Rodrigo Oliveira falará no painel “Como a tecnologia está fechando a lacuna dos ODS” como parte das Reuniões de Impacto no Desenvolvimento Sustentável do Fórum Econômico Mundial. O evento será realizado na Assembleia Geral das Nações Unidas e transmitido ao vivo pela internet, das 18h15 às 19h (horário de Brasília).

Juntamente com a Green Mining, a startup brasileira Eco Panplas também marcará presença nos eventos, apresentando o conceito para que reciclagem de embalagens plásticas de óleo lubrificante sejam descontaminadas sem a utilização de água, sem geração de resíduos e com rastreabilidade, resultando em benefícios socioambientais de impacto para toda cadeia produtiva, sociedade e meio ambiente.

Sobre a Green Mining
A Green Mining é uma startup pioneira em logística reversa inteligente e uma das selecionadas, em todo o mundo, pela cervejaria Ambev por meio do programa 100+ Accelerator. Desde 2018, já coletou e encaminhou para reciclagem mais de 6,7 milhões de quilos de embalagens pós-consumo e evitou a emissão de 1,1 milhão de quilos de CO₂. Integrante do grupo de empresas do Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, participou da COP26 e do World Economic Forum 2023 apresentando seus projetos e soluções de rastreabilidade com tecnologia blockchain.Premiações: Vencedora do ‘Better World Award’, realizado na Bélgica; da competição mundial de Ideias de Negócios Verdes da Climate Ventures e da 1ª edição brasileira do evento europeu Greentech Challenge. Por dois anos consecutivos, a startup foi premiada no Ranking 100 Open Startups, entrando para o TOP 10 na categoria CleanTechs em 2021 e CityTechs em 2022. Além de ser ganhadora do prêmio inglês Latam Edge Awards em 2022.

Texto: DE OLHO NA MÍDIA

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados