Cada vez mais a personalização das marcas para atrair e reter consumidores torna-se uma tendência no mundo empresarial. De olho nisso, o PayPal está testando e trazendo ao mercado seis inovações com o objetivo de revolucionar o comércio por meio da inteligência artificial (IA) para comerciantes e consumidores.
Dentre as inovações – que serão implementadas ao longo deste ano nos EUA – apresentadas pelo CEO, Alex Chriss, está desde uma experiência que acelera radicalmente o checkout do PayPal e ajuda os comerciantes a converter transações; até o desenvolvimento de uma nova plataforma de ofertas avançadas para comerciantes e um novo aplicativo para consumidores ganhar dinheiro de volta.
“O PayPal tem a missão de revolucionar o comércio globalmente e hoje estamos iniciando o próximo capítulo”, disse Alex Chriss, presidente e CEO do PayPal. “Com quase 400 milhões de contas de consumidores e 35 milhões de contas de comerciantes, o PayPal lida com transações de cerca de um quarto das transações de comércio eletrônico do mundo a cada ano, mas o mais importante é que os compradores confiam no PayPal para potencializar seus pagamentos”, explica Alex Chriss.
Recibos Inteligentes
Dentre as inovações estão os recibos inteligentes, onde a companhia oferecerá por meio da inteligência artificial aos clientes recomendações personalizadas de comerciantes. Isso porque, os comerciantes querem incentivar os clientes a voltar e os consumidores querem encontrar as melhores ofertas. Quando os consumidores compram com o PayPal, eles recebem um recibo que lhes permite não apenas rastrear sua compra, mas também aproveitar a IA para prever o que eles podem querer comprar em seguida daquele comerciante.
Plataforma de ofertas avançadas do PayPal
A companhia está construindo uma plataforma de ofertas avançadas, dinâmica e personalizada, dando aos comerciantes a capacidade de alcançar os clientes com base no que eles realmente compraram na internet, até a unidade de manutenção de estoque (SKU) e o produto individual.
De acordo com a companhia, esta nova plataforma de ofertas, tem potencial para utilizar a IA para organizar e analisar dados de transações comerciais no valor de quase meio bilhão de dólares a nível mundial. A plataforma também permitirá que os comerciantes personalizem ofertas para os clientes.
Além disso, a companhia também está criando controles de privacidade transparentes. Portanto, se um cliente não quiser que seus dados sejam compartilhados com os comerciantes para personalizar sua experiência de compra, ele poderá optar por participar ou não.
Reinventando o aplicativo PayPal
Outra novidade, é que a companhia está introduzindo o CashPass para dar aos clientes acesso a ofertas personalizadas de reembolso das principais marcas dos EUA. O usuário precisará simplesmente tocar na oferta, comprar naquela empresa e finalizar a compra com o aplicativo.
O CashPass usa IA para organizar ofertas personalizadas para clientes com base em comportamentos de compra, e os clientes descobrirão regularmente novas ofertas de reembolso, dando-lhes, assim, mais motivos para visitar o aplicativo.
Transformando o Checkout
O checkout é a última interação entre um consumidor e um comerciante e, embora pareça tão simples, qualquer atrito pode atrapalhar o momento. Para resolver isso, o PayPal acelerou o processo de checkout para fazer com que os clientes escolhessem a companhia, para isso, integrou senhas para permitir que os clientes fizessem login com seu rosto ou impressão digital com um toque.
De acordo com a empresa, isso reduzirá o tempo em até 50% e permitirá que os clientes finalizem a compra duas vezes mais rápido. Além disso, o novo checkout do PayPal também aproveitará a IA para se tornar mais inteligente e rápido ao longo do tempo.
Próxima geração de perfis de negócios Venmo
A Venmo, serviços de pagamento móvel de propriedades do PayPal, está introduzindo perfis comerciais. A criação de um perfil comercial permite que os usuários mantenha suas transações comerciais separadas das pessoais, tudo isso, segundo a companhia, para ajudar as pequenas empresas a serem descobertas. Isso porque, as pequenas empresas dependem do boca a boca, das mídias sociais e de avaliações em outros sites para obter referências.
Os perfis comerciais terão botões de inscrição, classificações de perfis e a capacidade de oferecer promoções aos consumidores, trazendo novas maneiras para as empresas direcionarem tráfego, gerarem vendas e expandirem seus negócios por meio de maior visibilidade no aplicativo Venmo.
Apresentando Fastlane do PayPal
Uma das dores identificadas pela companhia é que os comerciantes estão perdendo vendas porque o processo de checkout do hóspede está mais lento e complicado. Além disso, segundo a companhia, os compradores não costumam fazer login ou se inscrever durante a navegação de compra.
Pensando em resolver essa dor, a empresa está lançando o Fastlane by PayPal, uma nova experiência de checkout. Os clientes simplesmente salvam suas informações com o Fastlane para finalizar a compra com apenas um toque. Nenhum nome de usuário ou senha para lembrar, nenhuma informação pessoal para atualizar e nenhuma necessidade de compartilhar um cartão de crédito com empresas em toda a web.
Para Alex Chriss essas inovações irão ditar uma nova tendência no meio de pagamentos: “O PayPal está introduzindo seis inovações que não apenas resolverão os problemas reais dos clientes, mas acreditamos que mudarão o mundo dos pagamentos e do comércio. Desde novas soluções para comerciantes para acelerar o checkout e personalizar ofertas, até um novo aplicativo para o consumidor. que dará aos nossos clientes fiéis mais motivos para comprar com o PayPal, para a próxima geração do Venmo projetada para ser a plataforma de crescimento para pequenas empresas locais, o PayPal sempre trouxe o futuro do dinheiro para nossos consumidores e comerciantes e hoje marca a próxima revolução. “, finaliza.
Bianca Alvarenga