O segmento Óxidos e Derivados Integrados (IOD) da Indorama Ventures, líder em intermediários químicos e surfactantes com produtos em vários mercados em expansão, lançou o “Innovability 2022: IOD Pathway to the Future”, seu relatório de progresso de sustentabilidade de 2022. O documento, que pode ser acessado em https://iod.indoramaventures.com/storage/sustainability/innovability-2022.pdf, demonstra o quanto o segmento intensificou seus esforços para atender à sua Estratégia de Sustentabilidade e cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
“A sustentabilidade tem um papel estratégico para nós, para que possamos garantir a continuidade do nosso negócio e deixar um legado para a sociedade. Por isso, inspirados em nosso propósito de ‘Reimaginar a Química Juntos para Criar um Mundo Melhor’, reafirmamos nosso compromisso com a sustentabilidade por meio de uma estratégia para 2030, com metas que alavancarão nossos esforços ambientais, sociais e de governança”, explica Kim Knotts, vice-presidente de EHSQ da Indorama Ventures do segmento de Óxidos e Derivados Integrados (IOD).
A estratégia tem três objetivos: descarbonizar e promover a ecoeficiência em nossas operações; desenvolver produtos mais inovadores e sustentáveis e garantir que nossa organização esteja pronta para o futuro. Cada um desses objetivos é apoiado por diferentes metas, cuja realização é planejada por meio de roteiros anuais. A governança de cada tema é monitorada por seus respectivos comitês estratégicos, táticos e operacionais.
Os pilares estratégicos alcançaram resultados significativos: “Organização Pronta para o Futuro”, que beneficiou mais de 50.000 pessoas por meio de projetos sociais; “Portfólio de Produtos”, que realizou 72 avaliações internas do ciclo de vida dos produtos, 58 das quais com foco em nossa pegada de carbono – o que contribuiu para a jornada de descarbonização dos clientes; e “Descarbonização e Promoção da Ecoeficiência em Nossas Operações”, responsável por diagnosticar as contribuições absolutas e a intensidade de GEE de todas as plantas industriais da IOD, levando ao estabelecimento de metas para cada unidade em 2023.
“Temos o compromisso de desenvolver produtos inovadores e soluções sustentáveis. Essa jornada já começou, pois nos concentramos em reduzir nossa pegada de carbono, além de avaliar oportunidades para substituir combustíveis fósseis por renováveis. Nossa química atinge bilhões de pessoas em todo o mundo. Estamos orgulhosos do caminho que percorremos e convencidos da importância do nosso papel na construção de um mundo melhor para as gerações futuras”, afirma Alastair Port, Presidente Executivo da Indorama Ventures do segmento de Óxidos e Derivados Integrados (IOD).
Compromisso com a sustentabilidade
A IOD desenvolve e patrocina projetos que buscam promover mudanças significativas nas comunidades do entorno de suas instalações. Em 2022, lançou o 1º Desafio de Inovação e Empreendedorismo Social, com o objetivo de premiar iniciativas que gerem soluções mais sustentáveis e com menor impacto social e ambiental. A startup Toca, vencedora da primeira edição, já iniciou a implantação de três sistemas agroflorestais para o cultivo de mamona em comunidades do município de Camaçari (BA), capacitando 30 pequenos agricultores com aulas de empreendedorismo, uso do solo e manejo agroecológico.
Na unidade de Ankleshwar, localizada na Índia, ações sustentáveis como a substituição de ventiladores convencionais – utilizados na torre de resfriamento – por modelos de alta eficiência e melhorias no sistema de aquecimento de água da caldeira, levaram a empresa a conquistar o terceiro lugar no National Energy Conservation Awards, em 2022. O prêmio, organizado pelo Ministério da Energia, contou com a presença da presidente indiana, Smt Draupadi Murmu.
Fonte: Indorama Ventures