Secretário participa do Seminário Estadual da Educação Infantil com Ênfase no Transtorno do Espectro Autista 03 de Julho de 2023 às 17:01 Evento vai contribuir para a reflexão sobre os direitos de acesso, permanência e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista nos diferentes espaços educativos
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, participou na manhã desta segunda-feira (03.07), do Seminário Estadual da Educação Infantil com Ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (UNDIME-MT), no Hotel Fazenda Mato Grosso em Cuiabá. Com o tema “Percursos e práticas para uma educação inclusiva”, os representantes puderam debater sobre o tema, trocar experiências, participar das palestras oferecidas e ainda visitar os estandes educativos montados no espaço.
O secretário Alan Porto agradeceu a oportunidade de participar da ação e ressaltou o compromisso com a educação e com a inclusão para atender os mais de 1.400 estudantes da rede que possuem o transtorno do espectro autista. “Sabemos que a educação no nosso estado tem um contexto histórico de grandes desafios, e que o governo do Estado tem trabalhado para oferecer melhores condições para garantir uma educação pública de qualidade”, disse.
Alan enfatizou, ainda, a participação da primeira-dama Virginia Mendes em desdobrar as ações inclusivas, principalmente na dedicação e atenção com a Educação Especial. Segundo Alan, a primeira-dama é uma das peças fundamentais no engajamento do projeto e nas parcerias que beneficiam os alunos.
O presidente da Undime-MT, Sílvio Fidelis, parabenizou a união das entidades em prol do evento, que reuniu mais de 400 participantes, mostrando comprometimento com a Educação. “Esse Seminário tem como objetivo promover um espaço de discussão e reflexão a respeito da produção do conhecimento científico no campo da Educação Inclusiva e fomentar a troca de saberes e experiências educativas na área. Ações como essa, fortalecem e contribuem para transformar a educação em Mato Grosso”, afirmou.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, parabenizou o trabalho que vem sendo realizado com os secretários municipais de Educação, além das ações desenvolvidas na Rede Estadual de Ensino. Segundo ele, o Seminário é uma atenção necessária para a educação de qualidade em Mato Grosso.
Gelson Menegatti Filho, presidente do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE-MT), destacou a importância do Seminário e das discussões acerca do Transtorno do Espectro Autista. “Falar sobre esse tema é proporcionar aos representantes, reflexões sobre os caminhos percorridos na educação inclusiva, buscando potencializar o papel de todos no desenvolvimento dos deveres e funções de cada um no processo de inclusão escolar”, finalizou.
Ao todo, mais de 800 pessoas deverão participar nos dois dias do evento, na capital. Entre eles, secretários Municipais de Educação e gestores educacionais.
Atendimento Educacional Especializado
Atualmente, das 667 escolas no Estado de Mato Grosso, 444 escolas contam com o serviço do Atendimento Educacional Especializado (AEE), por meio das Salas de Recursos Multifuncionais que possuem professores habilitados em unidocência e especialização em educação especial. Responsáveis por atender aos estudantes com deficiência nas escolas regulares, bem como identificar, elaborar, e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos.
Para a garantia do acesso à educação aos estudantes que impossibilitados de frequentar a escola, a Secretária de Estado de Educação oferta o atendimento domiciliar e/ou hospitalar, através de professor habilitado em unidocência e especialização em educação especial executa o processo ensino-aprendizagem com o plano de atendimento individualizado elaborado pela unidade escolar.
Em 2023, a Seduc deu início ao projeto de Atendimento Multidisciplinar Pedagógico Complementar e Suplementar ao processo ensino-aprendizagem – CAMPI – com 13 especialidades médicas de apoio à inclusão dos estudantes da rede estadual com deficiência intelectual, transtorno do espectro autista, deficiências múltiplas, transtornos do neurodesenvolvimento de alta complexidade, com alto nível de comprometimento que apresentem necessidade de atendimento.
A Seduc conta ainda com o Centro de apoio e suporte à inclusão (CASIES), que trabalha com ações desenvolvidas que visam oportunizar a elaboração e divulgação de conhecimentos relativos ao processo de ensino e aprendizagem, com vistas ao fortalecimento do processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
Fonte: Mailson Prado | Seduc-MT