O programa Sebraetec do Serviço Brasileiro de Atendimento a Microempresas (Sebrae) realiza consultorias de inovação e tecnologia com atendimento personalizado para as micro e pequenas empresas do país. O projeto possui uma rede de prestadores de serviços de tecnologia que promovem o acesso a soluções inovadoras de acordo com a necessidade de cada negócio. Os colaboradores acompanham de perto todas as etapas para garantir que o contratante do serviço receba os melhores resultados.
Até 70% do valor cobrado pela consultoria é custeado pelo próprio Sebrae. O programa traz como benefícios a melhoria da produtividade e a qualidade das empresas, redução de desperdícios, automatização de processos, inovação no design, atuação no comércio eletrônico e a implantação de práticas sustentáveis.
Na área da comunicação, por exemplo, são inseridos alguns planos como design de comunicação, design de ambiente, design de serviços e design de produto. Essas ações são focadas no usuário, possuindo uma abordagem integrada de produto, serviço, comunicação e ambiente para a empresa. No âmbito da sustentabilidade são trabalhados pilares que visam bons resultados econômicos, ambientais e sociais, incluindo: saúde e segurança no trabalho, eficiência energética, resíduos e gestão da sustentabilidade da água, ar e solo.
Referente ao desenvolvimento tecnológico, são realizadas ações que buscam desenvolver e melhorar os produtos das empresas, bem como planejar, adequar ou implementar novas tecnologias e inovações. Estão inclusos nesse tópico: gestão da inovação, propriedade intelectual, melhoria genética, biotecnologia, desenvolvimento de produto, planejamento tecnológico e transformação digital. E para finalizar entram as ações de produção e qualidade que permitam conhecer e melhorar os processos produtivos das empresas, gerando redução de custos. Nesse processo estão inclusos: mapeamento e melhoria de processos, cadeia de suprimentos, gestão da qualidade, certificação e inspeção.
O coordenador estadual do Sebraetec no Sebrae MT, Helber Barbosa, explica que as consultorias atuam em quatro eixos, sendo eles: produção e qualidade, design, sustentabilidade e design tecnológico. Segundo ele, os interessados em participar do programa devem entrar em contato com os canais de atendimento, físico ou remoto, para solicitar um atendimento. Após a solicitação é feito um diagnóstico dentro da empresa para verificar a real necessidade dessa ação, posteriormente é apresentado um orçamento pelo trabalho demandado para em seguida o processo ser colocado em prática, detalha Helber.
Certo, mas quem pode participar do Sebraetec? Empresas de pequeno porte, microempresas, microempreendedores individuais, produtores rurais que tenham inscrição estadual de produtor e pessoas físicas registradas no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) podem ser contempladas pelo projeto.
Todo empreendedor que busca a expansão dos seus negócios deve entender a importância de se investir em pilares como esses. Construir uma marca forte no mercado é fundamental para que sua empresa cresça e seja sustentável. No ambiente empresarial, a inovação tecnológica deixou de ser algo secundário e se tornou essencial.
Por: Victória Oliveira.