O Sebrae/MT é um dos parceiros da Feira Internacional de Turismo de Mato Grosso – FIT 2023/30°edição. Junto com o Governo do Estado e Fecomércio – MT, a instituição oferecerá capacitações voltadas às estratégias para desenvolver o turismo, envolvendo gestão, marketing, sustentabilidade e tecnologia. O lançamento da Feira aconteceu na tarde desta quinta-feira (13).
“O turismo é uma das maiores cadeias produtivas do mundo, e em Mato Grosso não é diferente, pois agrega mais de 50 atividades empresariais diferentes e é responsável pela geração de emprego e renda de muitas famílias. A retomada da realização da FIT tem um caráter importante e estratégico não só pelo período pós-pandemia e após os eventos climáticos extremos de seca e focos de calor no pantanal, pois ativa o turismo, consolidando o estado como um destino turístico competitivo. Prova disso é a realização da rodada de negócios possibilitando a ampliação de mercado de operadores locais junto a operadores de outros estados, além do lançamento de 10 novos roteiros turísticos de 11 municípios, incorporando 22 experiências e atrativos turísticos”, destacou André Schelini, diretor Técnico do Sebrae/MT.
André acrescenta: “O Sebrae estará presente do evento como responsável pela programação técnica da Aldeia do Conhecimento, com 9 palestras e 8 painéis temáticos, somando ao processo de capacitação dos empresários para alavancar os potenciais desse ecossistema de oportunidades, visando a construção de um melhor ambiente de negócios”, explicou.
O evento será realizado de 4 a 7 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, e oportunizará mais de 50 treinamentos, painéis e palestras. Toda a programação é gratuita.
Para o presidente da Fecomércio MT, José Wenceslau de Souza, o momento é ideal para a promoção da Feira. José apontou que setores de mercado, como o de serviço, estão em alta e isso ajuda a fomentar o turismo. “Não poderíamos lançar a FIT em outro momento. Estamos vivendo essa ascensão da economia, e o turismo é o segmento que faz circular dinheiro por todo o estado. Precisamos ter alinhado a ele os demais setores para que as engrenagens se encaixem e funcionem de forma ativa”, avaliou.
A valorização do turismo local foi lembrada pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes. “Pode parecer batido, mas a falta de valorização é um dos obstáculos no desenvolvimento do nosso turismo. Comparado aos investimentos de cidades de outros países para essa cadeia, o do Brasil é irrisório. Existe uma falha gigantesca no nosso planejamento, infelizmente. E para resolver isto, o Estado está se colocando à disposição. Vamos, juntos aos parceiros, priorizar recursos para o turismo e demais áreas que se somam a ele, como a infraestrutura. A FIT é só o começo”, finalizou.
Do Sebrae, participou também do lançamento a analista de Conexão Empresarial, Marisbeth Gonçalves.
Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, Empaer, Abrasel e várias outras entidades fazem parte da realização da Feira.
Por Assessoria Sebrae/MT