O município de Poconé (100km de Cuiabá) realiza, nos dias 24 e 25 deste mês, um evento especial, com comidas típicas da região, para abrir a programação do Circuito Gastronômico do Pantanal. A iniciativa inédita se estenderá por mais três municípios nos próximos meses, com o objetivo de consolidar a atividade gastronômica como pilar turístico para a região.
Realizado pelo Sebrae-MT em parceria com a administração municipal, o projeto abre espaço para que os empreendedores da cidade criem pratos novos contendo elementos da cultura regional e atraiam a atenção dos clientes locais e também de turistas. Para o consumidor, o benefício direto é o acesso às opções variadas da culinária, com destaque para receitas produzidas com iguarias tradicionais, como o peixe. Participam da iniciativa bares, restaurantes, pousadas, hotéis e demais estabelecimentos voltados à alimentação.
Além de movimentar todo o comércio em Poconé por dois dias, o evento de lançamento serve como chamariz para o festival gastronômico, que terá continuidade nos estabelecimentos participantes até o dia 8 de julho. Durante este período, o chef de cozinha Marcelo Cotrim ministrará consultorias empresariais e mentorias aos empreendedores. E os proprietários dos estabelecimentos poderão oferecer as novidades aos clientes.
As mesmas atividades serão reproduzidas, em parceria com as prefeituras, nos municípios de Barão de Melgaço (em julho), Santo Antônio do Leverger (agosto) e Cáceres (setembro), reforçando o apoio aos pequenos negócios, à cultura local e ao turismo pantaneiro.
Estes municípios integram as ações do Programa Pró-Pantanal, cujo objetivo é a reconstrução econômica dos empreendimentos impactados pela pandemia e pelos desastres ambientais ocorridos no Pantanal em 2020. A analista técnica da Gerência de Conexões Empresariais do Sebrae, Fabíola Lima, ressalta a importância do projeto que insere a gastronomia no contexto de regeneração econômica do bioma de forma sustentável.
“O objetivo é desenvolver um trabalho para que a população local possa valorizar seus ativos gastronômicos, mas que possamos disponibilizá-los também para visitantes de outros municípios. E que, no futuro a gastronomia possa ser um fator de atratividade para o destino turístico”, afirma. Fabíola acrescenta que as ações do Sebrae estão com consonância com as diretrizes do governo federal quanto ao reforço ao turismo gastronômico em todo o país. “Muita gente faz viagens com o intuito de conhecer as opções gastronômicas dos destinos escolhidos”, acrescenta a analista.
Em 2022, Poconé também foi incluído no Programa Chamada de Impacto, que integra o escopo do Pró-Pantanal. Os empreendedores locais com negócios formalizados ou não recebem consultorias que detalham conteúdos sobre gestão, documentação, finanças, inovação, marketing e vendas, contemplando todas as etapas da atuação empresarial.
Por Daniel Pettengill/Assessoria