Na manhã desta segunda-feira (27), mais um ponto de atendimento ao empreendedor foi inaugurado em Mato Grosso. A Sala do Empreendedor da cidade de Indiavaí (região oeste) foi entregue à população e já está em funcionamento na Secretaria de Fazenda do município (Sefaz).
O novo espaço é fruto do trabalho conjunto entre o município e o Sebrae/MT. Segundo Júlio Prior, gerente do Sebrae/MT Cáceres, a Sala soma ao processo de transformação do ambiente de negócio da região. “Facilita a vida do empreendedor, criando um ambiente de negócios melhor, que impacta em todas as cadeias locais, fomentando a economia”, destacou.
Ainda segundo Júlio, a parceria Sebrae e Prefeitura de Indiavaí iniciou, em 2022, com o trabalho de integração do município à RedeSim. “Hoje, o município já conta com o processo de abertura de empresas todo digital. Com isso, nestes dois primeiros meses de 2023, o município, que gastava em média 24 horas para abrir um MEI, conseguiu reduzir para 4 horas o processo de abertura de empresas. Sabemos que ainda podemos mais, porém é o início da transformação e construção desse ambiente”, acrescentou o gerente.
Atualmente, Indiavaí tem aproximadamente 80 pequenos negócios. Sua população é de 1900 habitantes e a pecuária é a maior atividade economia da cidade. “Com mais essa estrutura, nossa expectativa é ampliar esse número de negócios. E o Sebrae tem sempre nos auxiliado, propondo ideias e direcionado para que os projetos sejam desenvolvidos de forma mais assertiva possível”, reiterou o secretário de Finanças e Planejamento, Gean Carlos Pereira.
Gean também frisou que, ainda este ano, o município construirá um espaço exclusivo para o empreendedor. “É um espaço onde os serviços serão ampliados e os consultores estarão mais presentes, para desenvolvermos juntos projetos de atração para a cidade. É um planejamento do nosso prefeito Sidnei e que até o fim de 2023 deve ser entregue à população”, disse.
Mutirão MEI – Paralelo à inauguração, está acontecendo um mutirão de atendimento ao MEI – Micro Empreendedor Individual. A ação, que será realizada até esta terça (28), tem o objetivo de intensificar os serviços e incentivar os empresários a buscar o atendimento personalizado e profissional. Os empresários estão recebendo atendimento à formalização de empresas, declarações, alteração cadastral, além de dar suporte em vários outros processos.
Com a inauguração, agora, a região conta com 11 pontos de atendimento ao empreendedor, que atendem 20 municípios. Ao todo, a Rede de Estendida Sebrae MT está presente em 89 municípios por meio de 96 parcerias, sendo 80 CAEs parceiros e 16 SebraeAqui.
Por: Assessoria Sebrae/MT