Evento debate o uso da inteligência artificial na otimização de processos para as micro e pequenas empresas

Com o objetivo de debater o uso e a segurança da inteligência artificial para a melhoria dos atendimentos e novas aplicações no sistema, representantes e presidentes de juntas comerciais e interlocutores do Sistema Sebrae realizam o 3º Encontro Redesim Conectada, entre os dias 7 e 9 de maio, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília.

A Redesim é uma plataforma digital que tem como objetivo trazer melhorias na informatização dos processos e a desburocratização dos procedimentos de abertura, manutenção e encerramento de empresas.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é um dos idealizadores do convênio que criou a Redesim, em parceria com juntas comerciais de outros oito estados, incluindo o Mato Grosso, que é o melhor avaliado no ranking de atendimentos do balcão único.

Diretor Técnico do Sebrae Mato Grosso, André Schelini, participa da abertura do 3º Encontro Redesim Conectada

O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, esteve presente na abertura do evento e destacou a parceria realizada no estado e que já tem contribuído para a sistematização dos processos.

“Desde 2018, quando iniciamos esta parceria, nós já contribuímos com a digitalização de todos os documentos da Junta Comercial do estado. E fomos além, hoje atendemos 141 dos 142 municípios mato-grossenses, com um tempo médio de 1 dia e 4 horas de espera para uma solicitação resolvida. Em alguns casos, este tempo é de até dois minutos, como em Sinop, que foi nosso projeto piloto, e também Cuiabá, o que comprova a eficiência já garantida deste trabalho em conjunto”, afirma o diretor.

O presidente da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat), Manoel Lourenço, destaca que os encontros promovem avanços na eficiência do serviço público. “Todas as evolutivas que nós estamos implementando para ajudar o público externo são sempre positivas, pois são eles que movimentam a geração de empregos. A gente visa o nosso público externo, que é o empresariado. Estamos aqui trocando experiências com outras juntas comerciais e com nosso grande parceiro, o Sebrae, para caminharmos juntos”, pontua.

Para o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/MT, Sandro Rossi, afirma que a Redesim contribui para a inclusão tecnológica das micro e pequenas empresas.

“Hoje a Junta Comercial já atende pelo WhatsApp, o que parecia ser impossível, mas já não é mais. Em outras localidades, como no Rio Grande do Sul, já se usa a inteligência artificial com uma agilidade de até 60 segundos na resposta. Todo esse treinamento tem gerado menos burocracia e mais velocidade no desenvolvimento econômico do país. Quanto mais rápido se abre uma empresa, mais rápido começa operar, emitir nota, colher impostos e gerar empregos, fazendo a economia girar”, salienta.

Atualmente, a Redesim atua em oito estados brasileiros, sendo eles: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Roraima. Todos em parceria com as juntas comerciais e o Sebrae de cada território.

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT