sexta-feira,22 novembro, 2024

Sebrae Mato Grosso na FIT Pantanal 2023

Considerado o maior evento da cadeia produtiva do turismo de Mato Grosso, a Feira Internacional do Turismo do Pantanal – FIT Pantanal – chega a sua 30ª edição com uma agenda intensa de 04 a 07 de Maio de 2023, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. A expectativa dos organizadores é de receber 60 mil visitantes.

Como acontece em todas as edições da FIT Pantanal, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) atua fortemente na edição 2023 como entidade parceira do evento e organizando atividades como a programação da Aldeia do Conhecimento, a Rodada de Negócios, apresentação de novos roteiros e produtos turísticos, bem como atendimento no stand.

Para o diretor Técnico do Sebrae MT, André Schelini, a participação na FIT Pantanal é muito estratégica porque se trata de um segmento empresarial que agrega várias atividades econômicas – meios de hospedagem, hotelaria, agentes de turismo, agências de viagem, bares, restaurantes, estabelecimentos de alimentação, buffets, organizadores de eventos, área de comunicação, transporte, logística. “São várias atividades empresariais, no mínimo 50 que são ativadas pelo setor de turismo e de eventos”.

Ele cita o lançamento de novos roteiros turísticos desenvolvidos pelo Sebrae em 11 municípios, principalmente na Bacia Pantaneira, onde é desenvolvido o Programa Pró-Pantanal.

Programação

A Aldeia do Conhecimento, nos dias 4 e 5, das 13h30 às 17h30h, no Auditório Integrados, terá nove palestras e oito painéis com palestrantes renomados como Thiago Akira, referência em Marketing Digital para o Turismo; Jardel Beck, que vai tratar da jornada do turista 4.0; a chef de cozinha mineira Bruna Martins, que vai mostrar os caminhos da gastronomia rumo à identidade local; Natally Carvalho Neves, falando sobre o crescimento do turismo em cavernas em Mato Grosso e a importância do seu planejamento.

Estão programadas ainda as palestras como Inovação, cooperação e criatividade para o desenvolvimento do turismo, com Karina Zapatta; Turismo na gestão participativa dos recursos hídricos estadual e nacional, a ser preferida por Leonice de Souza Lotufo.

Os oito painéis serão centrados nos seguintes temas: Destinos turísticos sustentáveis, com a participação de Alexandre Garrido, maior especialista do país no tema; Estratégias para a implantação de destinos inteligentes, com apresentação dos cases de Curitiba, por Tatiana Turra, e do Recife com Débora Linhares, com moderação de Ana Clévia Guerreiro, analista da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional.

Claudionor Duarte, presidente da Aspatur (Associação dos Profissionais Autônomos de Turismo), conduz o painel sobre turismo de pesca e suas implicações ambientais. O turismo gastronômico como indutor do desenvolvimento local será tema de um painel para mostrar os resultados da experiência do Circuito Gastronômico Pantanal, desenvolvido pelo Sebrae MT nos municípios de Barão de Melgaço, Cáceres, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antônio do Leverger.

Turismo criativo nos biomas de Mato Grosso será tema de painel com a participação de Felipo Abreu, analista do Sebrae/MT, que vai tratar de case da Amazônia, Pantanal e Cerrado; e Eliane Renata Ferreira tratando do turismo de experiência e a importância do guia de turismo nesse cenário.

Na sexta-feira, penúltimo dia do evento, ocorre o painel Importância do Plano de Desenvolvimento do Turismo, com a participação de Rejane Pasquali, José Eugênio, Rodrigo Borges e representantes dos municípios do programa Pró-Pantanal.

Amanda Afonso e Leandro Carvalho Lima tratam da Relevância da utilização de dados na definição de estratégias do turismo. Já Marina Marquizene e Leandro Bom, da Jardim Adventure, trazem à tona os desafios do turismo de aventura; enquanto Tatiana Fernandes e Enoque Raposo, abordam os desafios do etnoturismo.

Vanessa Pinskay fala sobre ESG para pequenos negócios do turismo, um tema muito caro ao Sebrae/MT.

A participação na programação da Aldeia do Conhecimento é gratuita, mas é preciso fazer inscrição no link: aqui

Novos Produtos Turísticos

No dia 4, das 9h às 12h, no Auditório dos Pássaros, o Sebrae MT apresenta os resultados do projeto Agentes de Roteiros Turísticos e Pró-Pantanal no eixo turismo.

São 10 novos roteiros, sendo 3 integrados, envolvendo 11 municípios – Sinop, Nova Mutum, Sorriso, Claudia, Lucas do Rio Verde, Alta Floresta, Barão de Melgaço, Santo Antônio do Leverger, Cáceres, Poconé, Nossa Senhora do Livramento.

Entre os destaques o Roteiro Cidades Pantaneiras – Saberes, Fazeres e Sabores do Pantanal – Experimente o Pantanal de um jeito diferente, nos municípios de Nossa Senhora do Livramento e Poconé; o Roteiro Cidades Pantaneiras – Tradições e Encantos nas Águas do Pantanal, que oferece a oportunidade de contato com as tradições do homem pantaneiro, a ruralidade, a gastronomia e o encanto das águas do Pantanal. Ele engloba os municípios de Santo Antônio do Leverger e Barão de Melgaço.

Já a Rota do Lazer no Corredor do Agro passa por Sinop, Nova Mutum, Sorriso, Claudia e Lucas do Rio Verde

São ao todo 22 atrativos e/ou experiências turísticas, que envolvem diretamente 52 pequenos negócios e outros 53 indiretos, sendo 34 produtores rurais e artesãos que expõe seus produtos no Centro de Comercialização É de Livramento e 19 na Bodega Pantaneira.

Rodadas de Negócios

Os novos produtos estarão sendo apresentados e comercializados na Rodada de Negócios Nacional Modalidade Presencial, agendada para o dia 4, das 14h às 17h, no Auditório dos Pássaros.

Nela, 25 fornecedores (operadoras e receptivos) vão comercializar os destinos turísticos de Mato Grosso a 15 compradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

Esta é uma possibilidade dos pequenos negócios ampliarem o acesso a novos mercados.

No dia 5, de 9h às 12h, através da plataforma Zoom, será feira a Rodada de Negócios Internacional Modalidade Online, reunindo 12 fornecedores (operadoras e receptivos) locais que comercializam os destinos turísticos de Mato Grosso a 12 Compradores provenientes de EUA, Portugal, Alemanha, Chile e Paraguai.

Stand do Sebrae na FIT

Sebrae/MT terá um stand na Feira de 36 m2, ofertando informações, serviços e experiência através de óculos 360 de um passeio em quadriciclo, além de informações por meio de vídeo, catálogos digitais dos quatro polos turísticos de MT – Amazônia, Pantanal, Cerrado, Araguaia.

A FIT Pantanal é uma realização do Sistema Fecomércio-MT e Governo do Estado, com Apoio Institucional da Assembleia Legislativa de MT, Prefeitura Municipal de Cuiabá e Prefeitura Municipal de VG, tendo o Sebrae/MT como Entidade Parceira.

Fonte: ASN

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados