sexta-feira,20 setembro, 2024

Sebrae lança projeto de atendimento ao empreendedorismo feminino; empresas lideradas por mulheres crescem

Das mais de 400 mil empresas mato-grossenses, 164 mil têm mulheres à frente das lideranças, o que corresponde a 28% das empresas ativas. Os dados foram apontados pela diretora superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, durante o lançamento do Projeto Sebrae Delas, na noite desta quinta-feira (16).

Ao lado do presidente da instituição, Jonas Silva, Lélia destacou que os dados expressam o crescimento desse público e também mostram a sua força. “Consolidar a força mulher, que é um dos propósitos que nos une aqui, hoje. Além disso, nos respalda para debatermos este cenário de forma sistematizada e ampliá-lo, no intuito de que esses números dobrem, ajudando no desenvolvimento do nosso estado”, avaliou.

E quem faz parte deste cenário – revelado pela pesquisa – é a Dayana Lázaro. Empresária do

segmento de doceria há três anos, Dayanna contou que, antes da pandemia trabalhava como maquiadora. “A necessidade daquele momento, me levou a inovar e iniciar as vendas dos “copos da felicidade, um doce normalmente de base de brigadeiro, chocolate, frutas, montado em um copo”, disse.

Hoje, Dayana é proprietária da Fouet de Caramelo e diversificou sua produção. “Já produzo bolos, tortas, bombons. E foram os programas do Sebrae que me ajudaram a impulsionar meu empreendimento e ampliar o cardápio. E, agora, com o Sebrae Delas, mais mulheres vão conseguir ter acesso às capacitações. Isso nos habilita para seguirmos acreditando na força da mulher”, frisou.

Assim como Dayanna, cerca de 200 mulheres participaram do evento, ocorrido no Centro de Eventos do Pantanal, e puderam expandir o conhecimento por meio de conteúdos, como o da Renata Malheiros, gestora do Sebrae Delas nacional. Ela elucidou sobre a realidade do cenário nacional e das dificuldades ainda enfrentadas pelas mulheres empreendedoras.

“Cinquenta por cento das empresas abertas no Brasil, metade têm mulheres na liderança”, observou. “Mas, ainda enfrentamos muitas dificuldades quando o assunto é lucratividade dessas empresas. Apesar de os números mostrarem que somos mais escolarizadas – 16% entre os homens à frente de empresas -, nossos empreendimentos lucram 17% a menos que os deles”, acrescentou.

Isso, de acordo com Renata, só vai ser mudado mediante a quebra dos ‘desafios adicionais’ criados a partir dos estereótipos. “A mulher, em sua maioria, além de cuidar do negócio, cuida da casa, dos filhos, da escola e do marido. Ela não divide tarefas, foi ensinada assim. O que representa esses 17%. Só vamos conseguir mudar este cenário quando tratarmos nossa cultura. A boa notícia é que a cultura pode ser mudada – e o Sebrae Delas também tem essa missão”, posicionou-se.

A gestora nacional também intermediou o bate-papo com as empresárias Virginia Gonçalves da Farmácia Criativa; Helaine Magalhães da Flor de Coco; e Geni Caline, líder do Agroligadas. O lançamento ainda conectou as mulheres aos conteúdos da psicóloga e empresária Graciele Pizzato, que discorreu sobre “o jeito feminino de liderar”, trazendo vários insights de autoconhecimento.

Sebrae Delas – O projeto será trabalhado por meio de três eixos, sendo eles: Eu, Meu e o Nós. O desenvolvimento desses eixos ocorrerá em três fases, envolvendo apresentação de pesquisas, infoprodutos, mapas, encontros e capacitações. “Esse processo acontecerá durante quatro meses e também envolverá outras ações, que somarão à metodologia: Cidade por Elas, Inovação entre Elas, Agro com Elas e o Internacionalizar para Elas”, explicaram as gestoras regionais do programa, Marlei Rosa e Érika Santos, adiantando que, “o Sebrae Delas será lançado também em Rondonópolis e Primavera do Leste nos próximos dias; posterior a isso, em todo o estado”, finalizaram.

Por Assessoria Sebrae MT

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