Participação no São Paulo Fashion Week leva capacitação a empreendedores de diversos estados
O São Paulo Fashion Week (SPFW), que acontece na capital paulista até 21 de outubro, destaca-se não apenas como um espaço de tendências e criações inovadoras, mas também como uma plataforma de apoio aos pequenos negócios, especialmente na área de economia criativa. O Sebrae, presente como expositor, tem um papel fundamental nesse cenário, promovendo ações que visam capacitar e conectar empreendedores do setor de moda.
Segundo Kamila Merle, gestora nacional de Moda do Sebrae, empreendedores de diversas regiões do Brasil participam das ações no SPFW em busca de inspiração e para aprimorar a qualidade de seus produtos, além de compreender as novas tendências do mercado.
Um exemplo da importância do aprendizado é a empreendedora Rita Gonçalves, que abriu um ateliê de crochê em 2017, em Macapá (AP). Hoje, ela tem sete funcionárias e, por meio das redes sociais, vende vestuário e acessórios para diversos estados brasileiros e países do mundo todo, como Estados Unidos, Portugal e França.
“O meu ateliê é um bebê ainda, mas confesso que o Sebrae foi uma mãe durante a gestação desse negócio. Minha loja é uma das primeiras com produtos de crochê no estado. Fui muito ousada. Nunca imaginei que daria tão certo”, comemora.
O estande do Sebrae no SPFW também se torna um ambiente criativo para estudantes e futuros empreendedores. Os visitantes têm a chance de experimentar looks, fazer fotos profissionais e receber links de acesso aos e-books de cursos relacionados à sustentabilidade e economia criativa. Essa interação gera relacionamentos valiosos, proporcionando uma experiência imersiva no mundo da moda.
Desafios e oportunidades
O cenário para pequenos negócios no Brasil apresenta muitos desafios, como acesso a crédito e o desenvolvimento da competitividade. O Sebrae atua para mitigar essas dificuldades, oferecendo programas, projetos e rodadas de negócios que visam fortalecer as pequenas empresas do setor.
Por isso, a presença do Sebrae no SPFW evidencia um compromisso com o fortalecimento dos pequenos negócios na moda e na economia criativa. À medida que o setor evolui, a busca por sustentabilidade e inovação se torna cada vez mais central, e o apoio é essencial para que os empreendedores possam superar desafios e aproveitar as oportunidades.
“As pequenas empresas representam mais de 98% de todas as empresas da cadeia produtiva da moda no Brasil e, apesar das dificuldades, muitas estão na vanguarda da inovação ambiental”, ressalta a gestora nacional de Moda do Sebrae. Ela cita como exemplos calçados feitos de látex, tecidos desenvolvidos a partir de algas de lagos, além de materiais criados com fibras de banana, abacaxi e açaí. “Essas iniciativas não apenas destacam a criatividade dos empreendedores, mas também mostram um compromisso crescente com a sustentabilidade.”
Tal mudança no mercado de moda reflete o comportamento do consumidor. Apesar do domínio do fast fashion, uma nova geração de consumidores está começando a valorizar a origem e o impacto das peças que adquirem. Essa nova visão é promissora e pode transformar o mercado.
Proprietário de um ateliê de moda feminina em Macapá (AP), Rony Alencar é um dos empreendedores participantes das missões técnicas do Sebrae ao SPFW. Atento às novas tendências e inovações do mercado da moda, ele já projeta mudanças.
“As ações realizadas pelo Sebrae no evento nos permitem conhecer não somente o funcionamento de empresas, mas também iniciativas ligadas à sustentabilidade. Estou pensando em uma reforma no meu ateliê para aproveitar melhor a claridade solar para economizar energia. Além disso, descobri materiais e fontes de matéria-prima mais sustentáveis que posso, a partir de agora, utilizar no meu trabalho”, afirma Alencar.