sexta-feira,22 novembro, 2024

Saúde mental vira principal preocupação das mães em 2023

Mães que trabalham estão mais sobrecarregadas com tarefas em casa. É o que revela o Annual State of Motherhood Report 2023 (Relatório Anual do Status da Maternidade, em tradução livre), que também indica que elas são mais preocupadas com questões financeiras e mais dispostas a cortarem o dinheiro gastos nela para “segurar as pontas” de casa. Os impactos diretos disso são mães que cuidam menos de si mesmas, por estarem mais ocupadas, e têm um declínio aparente na saúde mental.

Segundo o relatório, 58% das mães são as principais responsáveis pelas tarefas de administrar uma casa e cuidar dos filhos este ano, um aumento de 2% em relação a 2022. A maioria das mães (62%) ainda relata ter menos de um hora para si mesmos todos os dias.

Mães que trabalham preocupam-se com saúde mental
De fato, este ano, a saúde mental aparece como principal preocupação das mães (23%), tomando o lugar das finanças (21%), que viviam no topo. Vale lembrar que não se trata apenas para a saúde delas, mas também dos filhos e parceiros. A terceira preocupação mais comum é a saúde física dos filhos.

Elas trabalham dentro e fora de casa
Enquanto as preocupações com saúde mental crescem, e a busca por terapia também (43% das mães recebem tratamento profissional), a sobrecarga de trabalho (dentro e fora de casa) cresce, enquanto o autocuidado e atenção dos parceiros diminuem.

O relatório mostrou que 58% das mães são as cuidadoras principais de lares e dos filhos, aumento de 2% em relação ao ano anterior. 32% das mães afirmam que dividem igualmente as tarefas com os parceiros, 2% a menos que em 2022.

As principais tarefas acumuladas para a mãe, além do trabalho fora de casa, é marcar consultas médicas e agenda geral para a família (77%), fazer tarefas de casa e planejar as atividades dos filhos (69%), limpar a casa e cozinhar (63%), ir ao mercado e coordenar os cuidados dos filhos (59%). As tarefas que menos mães fazem sozinhas é cuidar dos pets e planejamento financeiro – mas um terço delas também assumem essas responsabilidades.

Mães que trabalham não se colocam como prioridade
Do lado oposto, as mães cuidam menos de si: é estimado que elas tenham menos de uma hora por dia para cuidar de si mesmas, e 51% passa mais de um mês sem sair apenas elas com os amigos ou parceiro (contra 38% de 2022). Seis em cada 10 mães também fazem sexo duas vezes ou menos vez por mês, enquanto a expectativa da maioria é uma a duas vezes por semana. O motivo principal é cuidado com os filhos e falta de tempo.

Em relação às finanças, as mães colocam seus filhos à frente. Pelo menos 65% preferem economizar dinheiro cortando os auto-cuidados antes de precisar parar de comprar brinquedos para os filhos (31%) ou cancelar alguma atividade da criança (10%).

Fonte: Consumidor Moderno

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados