Multinacional sul-coreana está entregando 10.500 smartphones aos esportistas, para que eles registrem os melhores momentos da competição nas redes sociais
Tirar uma selfie é a forma mais rápida e fácil de registrar um momento especial. Nessas Olimpíadas, a selfie se tornaram ainda mais relevantes: afinal, essa é a primeira vez que os atletas podem tirar fotos com suas medalhas, equipes e famílias no pódio.
Em uma ação de marketing milionária, a Samsung, patrocinadora oficial das Olimpíadas, ofereceu 10.500 smartphones aos esportistas para que eles registrassem suas experiências e as divulgassem para todo o mundo pelas redes sociais (confira algumas selfies abaixo).
Nas competições anteriores, pertences pessoais, como celulares, não eram permitidos no ambiente de competição. Dessa maneira, ficava impossível para os atletas divulgarem imagens pessoais nas redes. As únicas fotos às quais os torcedores tinham acesso eram as oficiais, de divulgação.
De acordo com Rodrigo Menezes, gerente sênior de marketing da divisão de Mobile Experience da Samsung Brasil, o smartphone distribuído aos atletas é um modelo exclusivo para as Olimpíadas, com aplicativos específicos, que carregam as fotos automaticamente no portal oficial dos Jogos, por exemplo.
“O Galaxy Z Flip6 Edição Olímpica permite, pela primeira vez, que os medalhistas documentem a cerimônia pela sua própria perspectiva. Eles recebem o dispositivo no pódio, para que possam tirar a selfie da vitória com suas medalhas”, afirma Menezes.
A descontração nos jogos permitiu até mesmo que as equipes da Coreia do Sul e da Coreia do Norte — países que vivem em tensão desde a guerra da Coreia — tirassem fotos juntos nesta quarta-feira (31), um marco para a história das Olimpíadas.
Também patrocinadora dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, a Samsung vai entregar 6.500 smartphones aos atletas paraolímpicos. As competições vão ocorrer de 28 de agosto a 8 de setembro.
Maior capilaridade
Apesar da alta quantidade de smartphones distribuídos, o custo da campanha deve ser “irrisório” diante do ganho em valor de marca que a Samsung vai ter, avalia Eduardo Tomiya, CEO da tm20 branding.
“É um evento com potencial de capilaridade no mundo inteiro. Várias marcas utilizam as Olimpíadas para mostrar o vínculo com os esportes. É um atributo de valor muito importante”, diz o especialista, que já foi sócio da Kantar.
Confira as selfies dos atletas
Rayssa Leal
Simone Biles
Arthur Nory
Coreia do Sul e Coreia do Norte