Neste ano, o grupo de servidores responsáveis pelo recolhimento dos materiais é composto por 21 pessoas
A Coordenadoria de Material e Patrimônio (CMP) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) se reuniu, na manhã desta terça-feira (1°/10), para organizar a dinâmica de recolhimento dos materiais ao final da votação, no dia 06/10. O grupo é composto por 21 servidores e servidoras, que serão responsáveis pela logística de busca dos objetos úteis em quatro pontos da capital.
Além do recolhimento dos materiais de votação e urnas eletrônicas, estão entre as funções do grupo: fiscalização do trânsito e estacionamento, assim como identificação de metais e de autoridades.
Em uma espécie de rodízio, o grupo irá se dividir para dar conta das quatro zonas eleitorais de Cuiabá, além da Casa da Democracia. A 1º ZE estará localizada na Arena Pantanal, já a 39º ZE na Escola Militar Dom Pedro II, enquanto a 51º ZE estará na Escola Estadual Madre Marta e a 55º ZE na Escola Mª Dimpina Lobo Duarte.
Parte dos materiais que após a eleição não tiverem mais uso, serão descartados. Os Cartórios Eleitorais são responsáveis por fazer essa separação entre o que ainda pode ser utilizado e o que deve ser dispensado. Os materiais fora de uso receberão a destinação correta conforme a sua composição, obedecendo às legislações de sustentabilidade.
Atas de eleição e boletins de urnas são alguns exemplos de não descarte, pois são documentos que ficam arquivados no Tribunal. Já papeis, canetas e materiais de expediente são exemplos de materiais que podem ser reutilizados caso haja segundo turno. Mas, em caso de não haver, ainda assim, serão reutilizados em outros contextos de trabalho.
Como explicou o coordenador da CMP, João Pedro de Barros, esse trabalho é tão importante quanto a distribuição, porque “pouco se pergunta o que é feito com o material após um evento com essa extensão. Eles são todos recolhidos, nada fica para trás!”, destacou.
E as urnas?
Após a conclusão da votação e o resultado dos votos, as urnas retornam para o Tribunal e ficam armazenadas no Depósito de Urnas. Essa fase é chamada de quarentena, pois ela fica inativa e sem uso, até o segundo turno, caso ocorra, ou até a segunda fase de manutenção.
Texto por: Maryelle Campos (Supervisão Nara Assis)
#DescriçãodaImagem: Em uma mesa há treze pessoas sentadas olhando para a projeção de tela na parede em que o coordenador do grupo está apontando e explicando algo.