Com uma assinatura digital, é possível garantir que o emissor de um documento é mesmo quem afirma ser. O Assinador ITI, ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal, permite inserir uma assinatura eletrônica em vários documentos usando apenas a conta gov.br. Abaixo, vou te mostrar como fazer isso em poucos minutos.
O Assinador ITI não exige um certificado digital, então você pode fazer uma assinatura eletrônica gratuitamente. A ferramenta aceita arquivos de até 100 MB nos formatos DOC, DOCX, ODT ou PDF. Para usá-la, é preciso ter uma conta gov.br no nível prata ou ouro. Dito isso, siga as instruções abaixo para saber como realizar esse procedimento:
1 – Entre no site:
Acesse assinador.iti.br e faça login com sua conta gov.br;
2 – Envie o documento:
Clique em “Escolher arquivo” e selecione o documento que receberá a assinatura;
3 – Continue o processo:
O site vai carregar e exibir o documento. Clique no botão “Avançar” para continuar;
4 – Posicione a assinatura:
Arraste a assinatura para o espaço desejado e clique em “Assinar” — tenha cuidado para não cobrir informações importantes;
5 – Selecione o provedor:
Uma janela pop-up será aberta. Clique em “Gov.BR” para selecionar o provedor da assinatura;
6 – Autorize a assinatura:
O sistema vai enviar um código para o aplicativo gov.br, disponível para Android e iPhone (iOS). Acesse o app, faça login com sua conta e toque no ícone de sino no canto superior direito para visualizar o código;
7 – Informe o código:
Volte a página, digite o código no campo indicado e depois clique em “Autorizar”;
8 – Baixe o arquivo:
A ferramenta vai inserir a assinatura no documento. Clique em “Baixar” para salvar o arquivo em seu computador.
O documento tem validade legal?
Sim, segundo o decreto Nº 10.543, documentos com assinatura digital tem a mesma validade legal de um documento com assinatura física.
Documentos assinados digitalmente podem ser impressos?
Não, documentos assinados digitalmente perdem a validade da assinatura quando impressos. A validação depende de manter o arquivo em formato digital.
Com informações: Gov.br.
Por: Wagner Pedro