Um robô equipado com luz ultravioleta anti-vírus está sendo testado em aviões suíços, mais uma ideia com o objetivo de restaurar a confiança dos passageiros e poupar a indústria de viagens de mais dor pandêmica.

UVeya, uma start-up suíça, está conduzindo os testes dos robôs com a empresa de serviços aeroportuários Dnata, com sede em Dubai, dentro dos jatos da Embraer da Helvetic Airways, uma companhia aérea fretada do bilionário suíço Martin Ebner.

Os fabricantes de aeronaves ainda precisam certificar os dispositivos e estão estudando o impacto que sua luz ultravioleta pode ter no estofamento interno, que pode desbotar após muitas desinfecções, disse o co-fundador da UVeya, Jodoc Elmiger.

Ainda assim, ele tem esperança de que os robôs de limpeza possam reduzir o medo das pessoas de voar, mesmo com a circulação do COVID-19.

“Esta é uma tecnologia comprovada, usada há mais de 50 anos em hospitais e laboratórios, é muito eficiente”, disse Elmiger na quarta-feira. “Não deixa nenhum vestígio ou resíduo.”

A equipe de Elmiger construiu três protótipos até agora, um dos quais ele demonstrou dentro de um jato Helvetic no aeroporto de Zurique, onde o tráfego caiu 75% no ano passado.

As luzes do robô, montadas em uma estrutura em forma de crucifixo, lançavam tudo em um brilho azul suave enquanto ele se movia lentamente pelo corredor da Embraer. Um robô pode desinfetar um avião de corredor único em 13 minutos, do início ao fim, embora aviões maiores demorem mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui