Batizado de robô mais remoto do mundo por seu fabricante, o YuMi, enviado pela ABB Robótica para a floresta amazônica será controlado a 12 mil quilômetros, da cidade de Västerås, na Suécia. O projeto é fruto da parceria entre a empresa e a organização norte-americana sem fins lucrativos Junglekeepers. O objetivo é proteger 55 mil acres de floresta e contribuir na reversão do desmatamento.
Em um laboratório na selva, localizado em uma região remota da Amazônia peruana, um cobot YuMi foi instalado para automatizar tarefas essenciais no processo de plantio de sementes, geralmente um esforço totalmente manual. O cobot cava um buraco no solo, joga a semente, compacta o solo em cima e o marca com uma etiqueta com código de cores. O YuMi permite que os Junglekeepers replantem uma área do tamanho de dois campos de futebol todos os dias em zonas que requerem reflorestamento.
“Até o momento, perdemos 20% da área total da floresta amazônica; sem o uso da tecnologia atual, a conservação ficará paralisada”, disse Moshin Kazmi, cofundador da Junglekeepers. “Ter o YuMi em nossa base é uma ótima maneira de expor nossos guardas florestais a novas formas de fazer as coisas. Isso acelera e expande nossas operações e avança nossa missão.”
Por: Redação Forbes Tech