segunda-feira,25 novembro, 2024

Robô humanoide Tesla Optimus pode ser revelado hoje (30) por Elon Musk

O CEO da Tesla, Elon Musk, deve apresentar o protótipo do seu robô Optimus nesta sexta-feira (30) para investidores, clientes e funcionários. O lançamento será feito durante o evento o AI Day, criado para ressaltar os avanços de inteligência artificial (IA) na empresa do bilionário. A máquina terá um visual humanoide e inteligência artificial apurada para realizar tarefas.

O robô deve ser o protagonista do evento programado pela Tesla para tratar sobre a tecnologia de direção autônoma. A promessa é de exibir muitos detalhes técnicos e demonstrações de hardware para impressionar o público, e, principalmente, engenheiros interessados em participar do projeto. A empresa começou a buscar por especialistas no segundo semestre de 2021, mas o elevado nível de especialização dificulta o recrutamento.

As pessoas estão ansiosas para ver como o Optimus funcionará, principalmente em situações fora do comum, como obstáculos e desordem. O robô foi anunciado em agosto do ano passado, mas somente agora deve ser apresentado oficialmente ao mundo. A Tesla até adiou a realização do evendo em dois meses para poder exibir o protótipo finalizado.
Musk acredita que a divisão de robótica deve superar a de produção de carros quando a produção dos robôs começar, possivelmente já em 2023. As primeiras máquinas devem operar em fábricas da Tesla, ajudando na linha de produção dos automóveis.
Robôs em alta na Tesla
O protótipo parece incrível nas imagens, resta saber como ele será na vida real (Imagem: Reprodução/Tesla)

O fundador da empresa acredita que, no futuro, os robôs poderão ser usados para executar tarefas de casa, como preparar o jantar, limpar a casa ou cortar a grama. Outro propósito seria atuar como companhia para cuidar de idosos, ser amigo de seres humanos e até atuar como um “parceiro sexual”.

O nome Optimus é uma clara alusão ao líder dos Autobots, da franquia Transformers. A ideia é que ele execute trabalhos repetitivos ou perigosos, como mover peças pesadas, apertar parafusos ou usar sensores para monitorar os arredores.

De acordo com as características apresentadas no ano passado, o robô deve ter aparência humanoide e ser bípede. É esperada uma altura de 1,75m e 65kg de peso — bastante leve para uma máquina. Essas dimensões darão à máquina a capacidade de carregar até 18kg em uma velocidade de caminhada de 8km/h.

Um androide seria viável hoje?

Especialistas em robótica, contudo, são céticos quanto ao funcionamento do robô prometido por Musk. “Há tanta coisa sobre o que as pessoas podem fazer com destreza que é muito, muito difícil para os robôs. E isso não vai mudar se o robô é um braço robótico ou se tem a forma de um humanoide”, explicou o diretor de tecnologia da Agility Robotics, Jonathan Hurst, à Reuters.

Na época do anúncio, parte do mercado reagiu de forma negativa, já que empresas dedicadas à robótica dizem ainda não estarem avançadas o suficiente para criar androides funcionais. Projetar um robô capaz de pensar por conta própria e ainda conviver com os seres humanos parece ser algo ainda mais distante.

O jeito é esperar para ver o que Elon Musk e sua trupe vão mostrar para o mundo. Uma coisa é certa: é bom você já preparar caso o Optimius vire um Megatron.

Fonte: Canaltech

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados