domingo,24 novembro, 2024

Rio de Janeiro almeja ser a capital mundial dos e-sports

Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, afirmou ontem (12) que quer que a capital fluminense se torne a “capital mundial dos e-sports”. Paes se reuniu com diversas lideranças do ecossistema de games e e-sports do Brasil para se aproximar da indústria, entre eles Nicolle Merhy, Forbes Under 30 e profissional de destaque no segmento. Também estiveram presentes representantes da AfroGames, Los Grandes, dentre outros.

Em suas redes sociais Paes destacou que reconhece os e-sports como uma importante modalidade esportiva e que vai criar uma coordenadoria para tratar do tema. “O Rio reconhece os e-sports como uma importante modalidade de esporte e que traz consigo os princípios mais importantes da prática esportiva como disciplina, foco, inclusão social e competição”, destacou o prefeito. O evento ocorre alguns dias após Ana Moser, Ministra do Esporte, declarar, em entrevista ao UOL, que não considera e-sports e esporte e gerar polêmicas entre os profissionais da indústria.

“Hoje fizemos uma reunião com diversos atores ligados a essa prática esportiva e estamos criando uma coordenadoria específica para esse tema diretamente ligada ao gabinete do prefeito. Vamos fazer do Rio a capital mundial dos e-sports”, destacou Paes. O mercado de eSports já movimenta atualmente bilhões de dólares por ano e, segundo o relatório global publicado pela Newzoo, em 2022 ultrapassou os US$ 180 bilhões arrecadados. Como consequência, o investimento em jogos também aumento; em um relatório da Pesquisa Games Brasil (PGB) de março de 2022, mais de 70% dos brasileiros afirmam ter hábito de jogar jogos eletrônicos, e desses mais de 50% se declaram do gênero feminino e, mais de 25% têm entre 20 e 24 anos.

O Rio de Janeiro já recebeu alguns dos principais torneios do mundo, dentre eles League of Legends e o IEM Rio Major 2022, além de eventos como a Game XP.

Por: Luiz Gustavo Pacete

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados