A cidade do Rio de Janeiro ampliou a campanha de imunização contra a covid-19 e vacina todos com mais de 18 anos com a quarta dose — em muitas cidades, a idade mínima ainda é de 30 anos. O motivo: 28 mil doses da vacina da AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vencem nesta terça-feira (2). Caso não sejam aplicadas, as doses deverão ser descartadas.
A prefeitura tem encarado, de perto, o problema das vacinas que vão passar do prazo de validade. Isso porque, na última semana, o número de doses que venceriam era ainda maior. Estava calculado em 70 mil, mas, com a ampliação da quarta dose em todo o Rio, cerca de 40 mil injeções foram aplicadas.
Na cidade, é estimado que pelo menos 3 milhões de pessoas poderiam receber as doses da vacina da AstraZeneca, só que ainda não fizeram. Nesta contagem, entram aqueles que foram beneficiados pela ampliação do público da quarta dose, mas também quem não recebeu nem a segunda e a terceira dose ou ainda quem não foi imunizado.
Questão da validade da vacina da covid
Vale comentar que este lote de vacinas da AstraZeneca contra a covid-19 já teve a sua validade prorrogada uma vez. Inicialmente, o prazo desses e de outros lotes do imunizante era de 6 meses. No entanto, foi ampliado para 9 meses. Com a última mudança, as vacinas, que venceriam em maio, poderão ser usadas até hoje (2).
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, serão adotados protocolos rígidos para coleta das vacinas nos postos e descarte da forma adequada, caso as doses cheguem a vencer e o estoque não seja todo usado.
Fonte: Agência Brasil