A linha Pulse, da JBL, conta com caixas de som com design único, em que o maior atrativo são os efeitos de luzes, que circundam todo o corpo do dispositivo. O mais recente lançamento da série é a JBL Pulse 5, que tem o dobro da potência sonora de sua antecessora e certificação IP67, que lhe garante proteção contra água e poeira.
Eu testei a JBL Pulse 5 por alguns dias e descrevo seus recursos e funcionamento neste review, ressaltando suas vantagens e desvantagens. De imediato, posso dizer que é a caixa de som portátil mais bonita que já testei, se considerarmos seus efeitos luminosos.
🛒 Compre a JBL Pulse 5 no Magalu
🛒 Compre a JBL Pulse 5 no Zoom
🛒 Compre a JBL Pulse 5 na Amazon
Prós
- Design exclusivo
- Diversos efeitos de iluminação cativantes
- Alça que facilita o transporte
- Boa autonomia de bateria
Contras
- Sem botões de controle de volume e tocar/pausar as faixas
- Não acompanha carregador
- Graves apenas medianos
Design e Construção
A JBL Pulse 5, assim como sua antecessora, é cilíndrica, e possui a parte externa do corpo feita quase totalmente em acrílico. Apenas as bordas das extremidades superior e inferior são feitas de plástico, sendo que embaixo ela conta ainda com três pés de borracha, que dão suporte ao dispositivo.
Na parte de baixo da caixa de som, há um radiador passivo, e na parte de cima ficam o woofer e o tweeter, ambos embutidos no interior do equipamento. Como o corpo da caixa de som é cilíndrico, podemos assumir que a frente do produto é onde fica localizada a logo da JBL, prensada contra seu corpo.
Na parte de trás, junto à extremidade superior, temos uma alça para transporte. Como a JBL Pulse 5 é relativamente grande e pesada, é muito difícil agarrá-la com apenas uma mão. Sendo assim, essa alça facilita bastante o transporte do dispositivo entre os cômodos da casa.
Logo abaixo da alça, há um recorte no corpo da caixa de som com superfície em plástico, que concentra alguns botões (power, pareamento Bluetooth, efeitos de luzes e PartyBoost). Nesse local também se localiza o conector USB-C para carregamento da Pulse 5 e um LED que indica o nível aproximado da bateria.
Ao contrário da Pulse 4, a Pulse 5 não possui botões de controle de volume, nem o botão de tocar/pausar as faixas. Eu considero a ausência desses botões como um ponto negativo significativo no design da caixa de som. Para realizar esses comandos simples, é necessário recorrer ao celular ou outro aparelho conectado ao dispositivo.
Há algumas fontes sonoras Bluetooth que não possuem botões de controle. Isso significa que os botões de controle integrados à caixa de som são imprescindíveis nesse tipo de uso. No mais, a Pulse 5 tem certificação IP67. Por isso, ela é à prova d’água e poeira.
A JBL Pulse 5 é uma caixa de som Bluetooth com design exclusivo e efeitos de iluminação que impressionam. Mesmo desligada, seu corpo cilíndrico e revestido de acrílico ajuda na estética do ambiente. — Ramalho Lima (Maldditu Xavier)
Qualidade de som
Sobre o som, devo ressaltar que a linha Pulse não consegue oferecer graves tão fortes e profundos quanto modelos de outras linhas de caixas de som da JBL. Isso ocorre, basicamente, por causa do design do dispositivo, que prioriza o visual e a estética. Sobra menos espaço para os alto-falantes.
Embora o radiador passivo ajude no reforço das frequências graves, a JBL Pulse 5 não deve impressionar quem está buscando uma caixa de som com graves poderosos e extensos. Isso não quer dizer que a Pulse 5 tenha um som ruim ou de baixa qualidade.
Mas se a finalidade é empolgar uma galera em uma pequena festa, rolando músicas eletrônicas, hip-hop e música pop com os chamados “extra bass”, a Pulse 5, definitivamente, não é a caixa de som mais adequada.
A caixa de som funciona muito bem para Rock, MPB e demais gêneros musicais que não abusam de graves. Os médios e os agudos são bem presentes e nítidos. No entanto, eu percebi que a Pulse 5 tem uma sonoridade mais “brilhante”, que ressalta as frequências mais altas.
Felizmente, eu não notei distorções no som da Pulse 5, mesmo com o som no volume máximo. E se o usuário quiser personalizar a sonoridade da caixa de som, pode recorrer ao equalizador de três vias incluído no app JBL Portable. A caixa responde bem aos ajustes, mas, a partir de determinado volume, apenas os médios e agudos ganham potência.
Fonte: Canal Tech