Com mais de 70 indicadores, o Ranking Connected Smart Cities avalia, anualmente, desde 2015, todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, e traz, além do consolidado geral, resultados dos 11 eixos temáticos pelas cinco regiões brasileiras e por porte de cidade (pequenas, médias e grandes).

Em sua nona edição, o Connected Smart Cities & Mobility (CSCM) é o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil.

Com um formato diversificado e interativo, o evento abrange conferências temáticas, rodadas de negócios e networking de impacto, arenas exclusivas para apresentações de soluções em inovação e tecnologia, além de cases de sucesso e premiações de protagonistas e iniciativas relevantes que contribuem para o desenvolvimento.

Para apresentar os resultados e reconhecer as cidades mais desenvolvidas, o Connected Smart Cities & Mobility acontecerá entre os dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

O evento será realizado em um espaço de 7 mil m² e deve receber cerca de 5 mil participantes, mais de 300 palestrantes e 50 expositores. Os participantes também poderão acompanhar mais de 90 horas de conteúdo de alta qualidade, distribuídos em 12 palcos simultâneos.

Nos painéis, serão debatidos os seguintes temas:

-Cidades Participativas e Engajadas
-Cidades Conectadas
-Cidades Empreendedoras
-Cidades Prósperas
-Urbanismo Sustentável nas Cidades
-Cidades Humanas, Resilientes e Inclusivas
-Conectividade & Integração
-Data Analytics
-Tendências; Mobilidade Compartilhada-Mobilidade Ativa
-Veículos Elétricos
-Mobilidade para as Pessoas


Participantes confirmados

Neste ano, o CSCM deverá receber representantes de 27 governos estaduais, de dezenas de prefeituras e de vários ministérios do governo federal relacionados aos temas abordados. Também estarão presentes empresários, engenheiros, arquitetos, urbanistas, advogados, consultores, planejadores e profissionais de organizações comprometidas com o desenvolvimento de cidades inteligentes. Além de representantes de fundos de investimento, bancos financiadores e organismos internacionais de fomento, investidores, incorporadores, construtoras, startups, entidades de classe e universidades.
No evento, também serão apresentados os resultados de dois levantamentos que colaboram para o avanço de cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis no Brasil:

Prêmio CSC – reconhece negócios inovadores que colaboram para que as cidades possam ser mais inteligentes

Selo de Boas Práticas CSC – reconhece as boas práticas para o desenvolvimento de cidades mais inteligentes e considera seis dimensões de análise, englobando os aspectos como planejamento, governança, infraestrutura e serviços de tecnologia, inovação e comunicação, maturidade de parcerias, ecossistema de inovação e tendências de evolução.