A Renault acaba de apresentar o Rafale, um novo SUV híbrido plug-in com pegada esportiva, tração integral e carroceria cupê. Logo de cara, o nome não foi escolhido ao acaso. É o mesmo de um avião de corrida que bateu recorde de velocidade em 1934, atingindo 445 km/h.
Segundo Fabrice Cambolive, CEO da montadora, o modelo também simboliza a entrada da marca francesa “na classe superior do mercado” automotivo.
Como é o SUV Renault Rafale
Como Fabrice sugere, o modelo com quase 5 metros de comprimento (4,71 m) faz parte da gama mais alta da montadora — para ter uma ideia de tamanho, o Volkswagen Nivus, com 4,27 m, é bem menor.
- O Rafale foi feito sobre a plataforma modular CMF-CD, fruto de uma parceria da montadora com as japonesas Nissan e Mitsubishi.
- Embaixo do capô, há um motor 1.2 de três cilindros que gera sozinho 130 cavalos.
- A unidade a combustão ganha um reforço extra de dois motores elétricos alimentados por uma bateria de 2 kWh.
- No fim, essa configuração rende uma potência combinada de 200 cavalos.
- Segundo a Renault, o modelo consome em média 21,3 km/l de gasolina (não foi especificado se marca foi atingida na cidade ou na estrada).
- Outro destaque é o teto panorâmico que pode ser escurecido pelo motorista ao toque de um botão.
- Esse recurso é derivado da aviação e também é usado pela Boeing no 787 Dreamliner.
- Quando o assunto é assistência ao motorista e segurança, são nada menos que 32 sistema a bordo que funcionam com IA (inteligência artificial).
- Como opcional, o comprador pode incluir no pacote um display de projeção (heads-up display) que mostra informações no para-brisa do carro.
Quando chega?
O Rafale será fabricado na Espanha em três cores: vermelho, preto e cinza, e dois tons exclusivos: branco (Satin Pearl White) e Alpine Blue (o mesmo das imagens acima). O lançamento oficial para o mercado europeu está marcado para março de 2024.
O SUV terá ainda uma versão mais esportiva, porém só em meados de 2024. A diferença principal fica por conta da cavalaria, que sobe para 300 cv.
O preço final não foi revelado. A Renault também não confirmou se o modelo será lançado no Brasil.
Fonte: Olhar Digital