O resultado da premiação Cidades do Futuro 2023 foi divulgado hoje (13/09) e a Prefeitura do Recife foi vencedora em duas categorias. A premiação é dada pela a Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI) e revela os destaques nacionais de projetos e governos que apostam na inovação como fonte de desburocratização e modernização do serviço público.
A Prefeitura do Recife conquistou o prêmio na categoria Escola do Futuro com o projeto de tecnologia da empresa Positivo. As mesas interativas que estimulam a interação e o raciocínio lógico são direcionadas a crianças de 1 a 6 anos de idade e foi implantado em todas as 96 unidades de creches e creches-escolas da cidade. As mesas estimulam a aprendizagem por meio de um sistema de tecnologia que permite aprender brincando.
Para o Presidente da EMPREL-RECIFE Bernardo D’Almeida “Os prêmios vêm coroar o protagonismo do Recife no Brasil disponibilizando para nossa gente as tecnologias mais modernas no mundo, com parceiras como as da Google e Positivo. Recife se destaca e segue em frente em sua transformação digital para os munícipes”.
A outra premiação vem da categoria Claud do Futuro com o banco de dados gerados a partir de ferramentas do Google. Com esse gerenciamento e tratamento de dados foi possível identificar pessoas residentes no Recife que beneficiárias de direitos que ainda não haviam acessado. Esse é o caso de pessoas maiores de 60 anos que têm direito às vagas especiais de estacionamento, quer seja na rua ou em espaços privados, como supermercados e centros de compras. Esse trabalho de cruzamento de base de dados é realizado com a segurança estabelecida pela Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.
Segundo Roberto Alves, Gerente Geral de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Educação do Recife, “Este reconhecimento eleva o entusiasmo nos esforços de transformar digitalmente a rede de ensino do Recife, colocando nossos alunos, escolas e colaboradores no centro de todo esse processo. A premiação nos mostra que estamos no caminho correto, e seguiremos buscando evoluir continuamente com o apoio de parceiros estratégicos”.