O programa de reciclagem de cápsulas de café, lançado em maio do ano passado, pela TerraCycle, líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade, em parceria com a illycaffè, coletou 2 toneladas do material.
Essa iniciativa, que tem como missão promover o descarte correto deste resíduo e reduzir o impacto ambiental e o cuidado do planeta, funciona da seguinte forma: após o consumo do café expresso, as cápsulas illy Iperespresso usadas são enviadas pelos Correios, de forma gratuita, pelos participantes, sem taxa de inscrição. O envio das remessas é pago pela illy. Para isso, basta se cadastrar no site do programa, gerar a etiqueta pré-paga e colar na caixa de envio.
As cápsulas coletadas são recebidas pela TerraCycle e passam por um processo de reciclagem, que inclui uma série de procedimentos, como a separação entre plástico e borra, a extrusão (derretimento) e a pelletização, processo que transforma o plástico em uma nova matéria-prima, chamada pellet. Esse material é reintroduzido na cadeia produtiva para a criação de diferentes produtos, tais como: vasos de planta, caixas de fruta, cones de trânsito, bancos, lixeiras, entre outros. Já a borra de café é encaminhada para a compostagem, um procedimento de decomposição que transforma os resíduos orgânicos em adubo.
Para Renata Ross, gestora de Marketing e Relacionamento na TerraCycle, iniciativas como essa são importantes para repensar a ideia do lixo e a do descarte consciente. “Ações como essa permitem que o consumidor reavalie as suas escolhas, sobretudo quando os produtos chegam no fim do seu ciclo de vida”, afirma.
Essa parceria possui também um compromisso social: a cada 1 kg de cápsulas illy Iperespresso coletadas, são gerados 300 pontos TerraCycle, que equivalem a R$ 3,00 e poderão ser revertidos em doações para uma instituição sem fins lucrativos ou escola pública indicada pelos participantes.
Fonte: Seven PR
Por: portal do agronegócio