Preocupações relacionadas à sustentabilidade e ao meio ambiente são fundamentais para a construção do futuro das cidades. Municípios que possuem práticas sustentáveis com métodos mais eficientes para lidar com os resíduos produzidos na cidade melhoram a qualidade de vida da sua população. Cidades inteligentes também são cidades sustentáveis.
Com o passar dos anos, o uso de aparelhos eletrônicos aumentou de maneira considerável. No entanto, o descarte irregular de lixo eletrônico também cresceu, dado ao fato de que os equipamentos se tornam obsoletos de forma cada vez mais rápida.
A Ecodescarte é uma empresa cuiabana que atua desde 2012 no ramo de coleta e reciclagem de lixo eletrônico e desde então segue contribuindo para que a capital mato-grossense cresça no quesito socioambiental. O diretor da empresa, Thiago Pegorini, relembra que a Ecodescarte surgiu com o objetivo de proporcionar um descarte adequado dos resíduos eletrônicos na região onde, até o momento, não possuía nenhuma.
“Atualmente oferecemos o serviço de coleta, transporte, tratamento e disposição final de resíduos eletrônicos em Cuiabá e Várzea Grande. Para as demais cidades do estado pedimos que entrem em contato com o nosso setor administrativo”, explica Thiago. Quem estiver interessado pode entrar em contato por meio do número (65) 993226174 ou pelo e-mail contato@ecodescarte.com.
São coletados pela empresa aparelhos de informática como baterias, impressoras, placas, monitores, memórias, HDs entre outros. Eletrodomésticos como cafeteira, umidificador, liquidificador, ar condicionado, máquina de lavar, televisor, etc. também entram na cota. Alguns equipamentos de indústrias também são coletados, como por exemplo motores e geradores, máquinas de soldar, quadros elétricos entre outras peças.
A coleta é feita de forma gratuita, contudo, se for um baixo volume de equipamentos é cobrado uma pequena taxa. Nesses casos as pessoas podem optar por deixarem as peças na própria unidade ou nos ecopontos. A unidade principal está localizada na Rua Miranda Reis no bairro Poção de Cuiabá. Os ecopontos ficam no supermercado Comper do Jardim Itália, no Comper da Avenida do CPA e na FIEMT. Para que a coleta aconteça é preciso que seja feito um agendamento. O prazo para realização é de 72h a partir da data de agendamento que deverá ser efetuada em horário comercial.
Segundo o diretor, a Ecodescarte emite um “Certificado de Destinação Correta dos Resíduos” para todas as coletas que realizadas ou doações que recebidas com um prazo para envio de até 48 horas após a coleta.
A empresa detém uma parceria com o Hospital do Câncer de Mato Grosso (HCAN-MT). Thiago relata que a parceria busca incentivar a destinação adequada dos aparelhos eletrônicos considerados lixo, arrecadá-los e convertê-los em um valor para ser destinado 100% ao Hospital.
Por: Victória Oliveira