Em um dia histórico, em 13 de março deste ano, os holofotes acadêmicos se voltaram para uma ocorrência de um evento inédito: a defesa de mestrado em filosofia de Sylvan Bessa, um mestrando do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Rondônia – UNIR.
Orientado pelo renomado Prof. Dr. Josenir Lopes Dettoni, Bessa fez sua defesa de mestrado a uma banca de alto escalão composta não só por seu orientador, mas também pelos ilustres Prof. Dr. Leno Francisco Danner e Profa. Dra. Aparecida Luzia Alzira Zuin. O tema da dissertação, intitulado “A Inteligência Artificial e o Metaverso – Sob a Perspectiva Filosófica de Nick Bostrom – Das Inteligências Artificiais a Superinteligência e do Metaverso ao Argumento da Simulação”, garantiu que este acontecimento trouxesse ao mundo acadêmico excelência e inovação.
Esta não foi uma mera defesa acadêmica; foi uma incursão intrépida da academia ao universo virtual, mas também marcou a primeira vez em que três mundos virtuais foram utilizados simultaneamente: o metaverso, o tradicional espaço virtual do Google Meet e a videoconferência do WhatsApp, empregada pelos membros da banca para a sessão de deliberação pós-defesa da dissertação.
Ao unir o conhecimento milenar da filosofia com a vanguarda da tecnologia contemporânea, a defesa de mestrado em filosofia não apenas explorou os temas mais prementes da era digital, mas também os incorporou de forma monumental em seu próprio processo. Esta ousada iniciativa, que demonstra a adaptabilidade às tecnologias emergentes, mas também sinaliza o advento de uma nova era de interação acadêmica e disseminação do conhecimento.
Ao transcender as limitações físicas e penetrar no reino virtual, esta defesa não apenas democratizou o acesso à filosofia, mas também suscitou questionamentos profundos sobre o futuro das interações acadêmicas e o potencial transformador dos mundos virtuais. Este evento singular, não apenas marca uma etapa crucial na trajetória acadêmica de Sylvan Bessa, mas também consolida um capítulo emblemático na vanguarda da evolução da filosofia contemporânea.
Sylvan Bessa, além de seu compromisso com a academia, advoga há 24 anos em Porto Velho/RO, onde compartilha sua paixão pela filosofia com a prática do direito ao lado de sua igualmente versada esposa, Dra. Ana Paula Silveira, advogada e destacada professora acadêmica.
Por Redação/Prof. Dr. Josenir Lopes Dettoni