Um retrato raramente visto da rainha Elizabeth 2ª feito pelo artista pop Andy Warhol será exibido no próximo mês em Londres. A exposição, que conta com retratos de outras rainhas governantes da Grã-Bretanha, acontecerá como parte de uma mostra especial da Sotheby’s para o jubileu de platina da rainha, que marca seu 70º ano de reinado.
A exibição especial apresentará retratos de cada uma das sete rainhas reinantes da Grã-Bretanha – que governaram por direito próprio, não como esposa de um rei –, incluindo o quadro de 1985 da rainha Elizabeth 2ª por Andy Warhol. O quadro foi emprestado de uma coleção particular e foi baseado em uma fotografia tirada em 1977 da monarca para comemorar, na época, seu jubileu de prata (25 anos de reinado).
VEJA TAMBÉM: Os melhores looks de Kate Middleton na visita real ao Caribe
Outra raridade que será exposta é o mundialmente famoso Retrato da Armada da Rainha Elizabeth, da coleção privada Woburn Abbey, encomendado para celebrar a vitória britânica sobre a Armada Espanhola em 1588. Ele é amplamente considerado um dos melhores retratos da rainha da dinastia Tudor.
Os retratos das outras cinco rainhas – Maria da Escócia, Vitória, Anne, Maria 1ª e Maria 2ª – não foram anunciados, mas serão emprestados de coleções “aristocráticas” e outros ilustres acervos britânicos, disse a Sotheby’s.
A casa de leilões também exibirá uma seleção de tiaras e joias aristocráticas, livros raros, manuscritos e encadernações de procedência real da realeza britânica e de famílias governantes europeias. Entre elas está uma cópia especial da Bíblia da Coroação de Elizabeth 2ª, que foi usada em sua cerimônia de coroação, na Abadia de Westminster, em 2 de junho de 1953.
A exposição acontecerá de 28 de maio a junho na galeria da Sotheby’s New Bond Street, em Londres, e incluirá programação especial com palestras, debates e apresentações musicais e dramáticas.
LONGO REINADO
96 anos é quanto Elizabeth completará na próxima semana, em 21 de abril, embora seu aniversário real oficial seja comemorado em junho com o desfile militar anual “Trooping the Colour”. Ela se tornou em 2015 a monarca com o reinado mais longo, quando superou a detentora do recorde anterior, sua tataravó, a rainha Vitória – que governou por 63 anos e 7 meses.
Elizabeth será a primeira governante britânica a marcar 70 anos no trono. A celebração do jubileu de platina acontecerá na primavera e verão europeu deste ano, com uma série de eventos em todo o Reino Unido, incluindo outras exposições e programas especiais em instituições culturais – como o Victoria and Albert Museum e o British Museum em Londres -, concertos, festas, desfiles e até um concurso de sobremesas.
COLECIONADORA DE ARTE
A rainha Elizabeth mantém o que se acredita ser a maior coleção de arte privada do mundo. A Royal Collection é composta por mais de 1 milhão de objetos – incluindo cerca de 7.000 pinturas –, mantida em 14 palácios e castelos reais e emprestada a museus em todo o Reino Unido, de acordo com o Guinness World Records. Alguns são de propriedade pessoal de Elizabeth, enquanto outros são de posse da Coroa, o que inclui trabalhos adquiridos por monarcas anteriores. Peças notáveis da coleção incluem as Joias da Coroa e obras de Leonardo da Vinci, Rafael e Michelangelo.
Fonte: Forbes Brasil