Focado na capacitação de profissionais, programa ensina os fundamentos da inteligência artificial e como aplicá-la no dia a dia

Saber utilizar a inteligência artificial é um requisito cada vez mais presente no mundo corporativo — e aprender sobre o tema pode ser mais fácil do que parece. A Microsoft criou o FluêncIA, curso gratuito sobre a tecnologia, para ampliar o conhecimento de profissionais na área. Stéfany Mazon, líder de Azure na Microsoft Brasil e uma das profissionais da capacitação, destaca a importância da habilidade em meio às transformações digitais de diversos setores e departamentos. “A falta de profissionais qualificados para operar essas novas ferramentas no Brasil é uma questão que estamos atuando para endereçar. Queremos diminuir essa lacuna e ampliar as oportunidades no mercado de trabalho.”

Com mais de 30 vídeos curtos, que têm entre um e dez minutos, o FluêncIA procura familiarizar o público com os temas do universo da inteligência artificial e desenvolver habilidades que podem ser benéficas tanto para a vida pessoal quanto profissional dos espectadores. “Estamos democratizando o conhecimento em IA e provando que a tecnologia é para todos”, diz Stéfany.

Gravado por especialistas da Microsoft, o curso foi feito só por mulheres. “Nossas instrutoras estão à frente do curso, mostrando que as carreiras em tecnologia também são direcionadas para o público feminino.” Na IA, as mulheres representam apenas 30% dos profissionais, e são 29.2% dos trabalhadores em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), de acordo com um relatório do Fórum Econômico Mundial de 2023.

Lançado em fevereiro de 2024, o curso está disponível gratuitamente no canal Microsoft Reactor, no YouTube, e é dividido em seis módulos:

Inteligência Artificial;
Inteligência Artificial Generativa;
A Evolução das Buscas Online;
Como Ser Mais Produtivo Usando o Bing Chat;
Ética em IA;
Copiloto.
Além das aulas em vídeo, o FluêncIA contém materiais de apoio, como apostilas e testes. Esse conteúdo pode ser baixado gratuitamente por todas as organizações interessadas em oferecê-lo à sua equipe.

Fonte: Forbes