O homenageado do Doodle do dia é o ator brasileiro Jorge Lafond, o intérprete da lendária personagem Vera Verão”. Gay, drag queen e comediante, o Lafond marcou a televisão brasileira em programas como A Praça É Nossa e Viva o Gordo.
Nascido no Rio de Janeiro, em 1952, Jorge Lafond se descobriu homossexual bem novo, mas tentou esconder sua orientação sexual na adolescência. “As pessoas falavam que ser gay era uma coisa muito feia, e eu ficava com a cabeça tontinha”, disse certa vez em entrevista à revista Raça. “Mas o medo de meus pais descobrirem era tão grande que eu procurava andar na linha e estudar bastante”.
Ainda na infância, o artista trabalhou numa oficina mecânica. Contudo, sua paixão era mesmo a dança: ele estudou balé clássico e dança africana e se formou em teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Lafond e a dança
Em 1974, Lafond se tornou parte dos bailarinos do Fantástico. O destaque rendeu a ele participação no programa Viva o Gordo, de Jô Soares. O ator também teve participações marcantes em Os Trapalhões.
Um dos papeis mais marcantes do artista foi a Vera Verão, personagem do humorístico A Praça é Nossa, do SBT. Por lá, Lafond permaneceu por 10 anos, mas também atuou em filmes e novelas.
A popularidade de Lafond teve um importante papel no fortalecimento da representatividade de pessoas negras, homossexuais e drag queens e combate ao racismo e à homofobia. Ele exibiu suas habilidades de dança, moda e comédia sempre sem temor por não se enquadrar nos restritivos padrões da sociedade sobre o que deveria ser um artista.
Por: Igor Almenara