quinta-feira,19 setembro, 2024

Quatro startups que estão usando dados para combater o aquecimento global

Quando você pensa em startups que estão combatendo o aquecimento global, certamente você não pensa em empresas que o fazem através de dados, correto? Porém, com o uso inteligente de informações algumas empresas estão fazendo justamente isso.

De sensores e satélites a energia solar e sustentabilidade, aqui estão quatro startups que usam o poder dos dados para combater as mudanças climáticas.

PHYSEE

A PHYSEE é uma empresa focada em trazer soluções inteligentes de sustentabilidade para o setor imobiliário. Os edifícios são responsáveis por 40% do consumo total de energia do planeta e a empresa anseia por uma reformulação completa Sua abordagem foi começar atualizando um material de construção de 5.000 anos: o vidro.

Os físicos da empresa desenvolveram revestimentos de vidro com células solares que podiam converter a luz solar em eletricidade. Essa tecnologia é chamada de “SmartSkin” – ou pelo inteligente -, e funciona como uma camada transparente não invasiva adicionada às janelas de um edifício. Embora não possa ser visto, está continuamente coletando dados sobre como aquecer certas salas de forma mais eficiente, onde as perdas de calor estão ocorrendo, se há muita luz entrando e detectando diferenças na qualidade do ar. Então, o vidro mesmo consegue responder ajustando o sombreamento ou controles de ar de acordo.

Eles descobriram que essa abordagem realmente ajuda a criar um ambiente mais confortável para as pessoas no prédio. Por exemplo, se alguém está trabalhando perto de uma janela, essas pessoas não querem a luz solar direta em seus olhos. Em vez de se levantar e ajustar as cortinas, o SmartSkin ajustará automaticamente a tonalidade para você.

Eles também descobriram acidentalmente outro tipo de revestimento que, quando aplicado em uma estufa, pode converter a luz solar ultravioleta em luz visível. Uma verdura não não crescerá com a luz ultravioleta, mas cada porcentagem de luz visível adicionada será igual a uma porcentagem adicional de crescimento. Com este revestimento, a empresa aumenta a luz visível em 7%, o que significa que as safras crescerão 7% mais rápido e os produtores receberão 7% a mais de receita.

Considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, isso significa que, com a mesma quantidade de terra, podemos plantar mais alimentos usando menos recursos energéticos. E tudo isso se resume a simplesmente analisar e usar a luz solar de forma mais eficiente.

Sensorfact:

Tendo anteriormente administrado sua própria consultoria de energia, o fundador da Sensorfact, Pieter Broekema, percebeu rapidamente que as pequenas e médias empresas do setor industrial precisavam economizar muita energia – precisamente, uma meta de redução de 32% na União Europeia até 2030 -, mas não tinham os dados de que precisavam para realmente ver onde sua energia flui e onde suas oportunidades de potencial poupança estava.

O problema é que todas as empresas só podem ver na conta de energia o número de quilowatts-hora consumidos, o que acaba não ajudando muito. A maior parte dos consultores de energia recomendam a instalação de LEDs e painéis solares, mas a maior parte da conta de energia vem do processo de fabricação.

Para atender a essa necessidade, Broekema e sua equipe desenvolveram um sistema simples. Eles enviam aos clientes uma caixa de sensores que podem ser facilmente presos em torno dos cabos de eletricidade principais das máquinas. Esses sensores começam a processar dados automaticamente usando os algoritmos do Sensorfact, tudo sem a necessidade de interromper a produção.

Em vez de uma lista única de recomendações, o serviço da Sensorfact funciona em duas etapas: nos primeiros dois a três meses são uma fase de diagnóstico durante a qual a equipe coleta dados e identifica onde uma empresa poderia economizar energia. Na próxima, a equipe rastreia seu desempenho real em relação a essas oportunidades de economia e fornece um relatório de feedback semanal. Como Broekema viu, esse acompanhamento e feedback ajudam os clientes a mudar seus comportamentos.

A Sensorfact calcula que, em média, seus clientes consomem 10% menos energia. Colocando isso em perspectiva, 10% menos energia poderia ser equivalente a economizar milhares de euros todos os anos, um benefício que poderia realmente ajudar as empresas no novo clima econômico em que nos encontramos neste ano.

Hello Energy

Percebendo que as grandes organizações precisavam de uma maneira de manter continuamente a sustentabilidade em primeiro lugar, a Hello Energy criou uma solução em nuvem que coleta e visualiza os dados de energia e sustentabilidade de uma empresa. Qualquer esforço para reduzir o gasto de energia é coletado pela empresa de seus clientes, e de uma forma visualmente atraente que pode ser compartilhada em telefones celulares, laptops ou monitores em todo o edifício.

Mas seu objetivo não é apenas compartilhar dados, eles também querem usar essas informações para motivar as pessoas no prédio a agirem. Eles fazem isso usando alguns métodos diferentes, como alertas que mostram excessos de gasto de energia em determinados processos, ou pequenos insights educativos de como poupar energia de acordo com os gastos atuais.

Overstory:

Há três anos, o cientista de dados Indra den Bakker e a estrategista de negócios Anniek Schouten participaram de um concurso de aprendizado de máquina online. Ambos querendo usar seus talentos para ajudar no combate às mudanças climáticas, eles desenvolveram um sistema para detectar o desmatamento na Amazônia combinando imagens de satélite e IA.

Este projeto, originalmente chamado de 20tree.ai, mais tarde se tornou Overstory. A plataforma da empresa ajuda a indústria de energia elétrica a melhorar suas capacidades de manejo da vegetação. Isso é importante, já que quando as empresas de energia elétrica não gerenciam a vegetação ao redor de suas linhas de energia corretamente, as consequências podem ser mortais – gerando grandes incêndios.

Mas, ao aproveitar os dados detalhados que sua tecnologia pode fornecer, a Overstory está ajudando as empresas de energia elétrica a ir além da reação e a avançar em direção a melhores estratégias preventivas.

Combinando IA e dados de satélite, a empresa cria uma visão atualizada da mata que está ao redor das linhas de energia.

Ao mapear a rede completa e monitorar em tempo real, os clientes da empresa passam a entender os riscos atuais e a priorizar a manutenção. Além disso, a empresa tem dados que ajudam a prever riscos futuros – como a saúde das árvores, seu tamanho e a que distância estão de cada parte de uma linha elétrica.

Fonte: G1

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