29% dos entrevistados do grupo nos EUA consideram que a tecnologia e as redes sociais os tornaram mais solitários. Em comparação, apenas 13% dos boomers (entre 59 e 77 anos) e 20% dos millennials (entre 27 e 42 anos) disseram o mesmo
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Business Insider, em parceria com a plataforma YouGov, quase um terço da geração Z (entre 18 e 26 anos) afirma que a tecnologia e as redes sociais os tornaram um pouco ou muito mais solitários – o resultado é o mais elevado entre qualquer outra geração.
A pesquisa ouviu mais de 1.800 americanos de cinco gerações diferentes. Entre a geração Z, 29% são mais solitários por causa da tecnologia, segundo o relatório. Em comparação, apenas 13% dos boomers (entre 59 e 77 anos) e 20% dos millennials (entre 27 e 42 anos) disseram que a tecnologia os fez sentir mais solitários.
Curiosamente, quase um terço da geração Silenciosa – aqueles com idades entre os 78 e os 95 anos -, afirmam que tecnologia fez com que eles se sentissem menos solitários.
Os resultados confirmam dados de estudos anteriores que abordaram a chamada ‘epidemia da solidão’. Um pesquisa conduzida pela Harvard Graduate School of Education, em 2022, mostrou que Mais de um terço dos americanos com idade entre 18 e 25 anos – mais do que qualquer outra geração – sentiam-se solitários com frequência, quase o tempo todo.
Mais solitários, os membros da geração Z também gastam mais – especialmente para manter relacionamentos e evitar a solidão. Segundo o Business Insider, ao covnersar com mais de 20 membros da geração Z, quase todos afirmram que estão gastando mais dinheiro agora do que antes da pandemia, especialmente com experiências que não eram possíveis durante o período pandêmico, incluindo inscrições em academias e clubes de lazer.