O cerrado é um dos seis biomas brasileiros, sendo considerado o segundo maior, caracterizado especialmente pelo bioma savana, mas também pela floresta estacional e pela região do campo. Na sequência, veja mais detalhes sobre essa região e sua importância.
Cerrado: saiba mais sobre o segundo maior bioma do Brasil
O cerrado é uma ecorregião brasileira que abrange 25% de área territorial e é responsável por 1/3 da biodiversidade do país, tendo mais de 11 mil espécies identificadas de plantas, além de 837 espécies de aves, 185 de répteis, 194 de mamíferos, 150 de anfíbios e 14.425 de invertebrados.
O bioma engloba os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além de alguns encraves (terreno dentro de outro) no Amapá, Amazonas e Roraima. Para além disso, compreende alguns territórios do nordeste do Paraguai e também no leste da Bolívia.
Devido à sua enorme extensão, o cerrado contempla uma vegetação bastante diversificada, composta tanto por regiões campestres quanto por formações florestais densas. É possível encontrar múltiplas fitofisionomias (aspectos da vegetação de uma região) no bioma e, consequentemente, uma grande variedade de tipos de solo, clima e relevo.
A fauna é composta por animais como lobo-guará, jararaca, veado-campeiro, anta, tatu, cachorro-do-mato, papagaio, seriema, tucano, ema, tamanduá-bandeira, onça-pintada, entre outros, além de milhares de tipos de insetos (uma área a ser muito explorada ainda).
O clima da região do cerrado é tropical sazonal, com as características das duas estações principais bem definidas: verões chuvosos e invernos secos. Já os solos são do tipo ácidos e pobres em nutrientes, necessitando de correção através de processos como a calagem.
No entanto, apesar do destaque do bioma, a biodiversidade do cerrado está constantemente ameaçada. E vale destacar que, de toda a sua extensão, somente 8% da área do cerrado é de proteção ambiental.
A importância do cerrado para a biodiversidade global
O cerrado brasileiro tem papel fundamental para manter o equilíbrio da biodiversidade global, uma vez que é considerado a formação savânica mais biodiversa do planeta, compreendendo cerca de 5% do total da biodiversidade mundial. Além do destaque para fauna e flora, o bioma também abriga nascentes das principais bacias hidrográficas do Brasil e da América do Sul.
Dessa forma, o cerrado é tido como indispensável para garantir a manutenção do equilíbrio hidrológico em nosso país e continente. Uma vez que, apesar do clima semiárido e regiões com períodos de deficiência hídrica, as águas da chuva conseguem penetrar o solo e abastecer os aquíferos e nascentes. E, justamente pelo fato do solo ser rico em água, serve como um grande reservatório subterrâneo, como é o caso do Aquífero Guarani.
Por fim, a importância do bioma é fundamentada no seu papel frente ao clima mundial, pois serve como um sumidouro de carbono — conta com um reservatório de mais de 260 toneladas de carbono por hectare. Dessa forma, pode-se dizer que é a heterogeneidade ambiental, o endemismo de espécies e a reserva hídrica que reforçam a função do cerrado e a necessidade de conservação de sua biodiversidade e seus serviços ecossistêmicos.
Fonte: IEB, Museu Virtual de Ciência e Tecnologia, Projeto Cerrado-Jalapão
Por: Estadão – Canal Agro