Durante o show da banda Coldplay no Rock in Rio deste ano, um acessório chamou atenção ao fazer parte do espetáculo de luzes: a xyloband. Em forma de pulseira controlada remotamente, o dispositivo reage ao que é programado e pisca de acordo com a batida da música para transformar a plateia em parte do “telão”.
Aos poucos a plateia vem participando cada vez mais dos shows, principalmente para os de bandas conhecidas por trabalharem dentro do pop. O Coldplay segue exatamente essa cartilha já faz algum tempo e a produção da banda inglesa trouxe ao Rock in Rio a Xyloband.
Ela é uma pulseira bastante volumosa para um relógio, protegida por plástico branco feito à base de cana-de-açúcar. A empresa responsável pelo produto afirma que os materiais escolhidos permitem que o corpo seja compostável, o primeiro do mundo com este pensamento em mente.
Pulseira é utilizada pelo Coldplay por uma década
De um lado ficam sete LEDs para assumir diversas cores, enquanto do outro está uma parte mais grossa e que conta com bateria e receptor, capaz de entender comandos enviados por infravermelho.
O resultado é que toda a plateia pode piscar de acordo com o que é programado no computador, geralmente resultando em alterações de cor junto da batida da música. Por mais que pareça novidade, essa pulseira já é utilizada pelo Coldplay desde a turnê Mylo Xyloto, que aconteceu entre os anos de 2011 e 2012.
Ao todo foram distribuídas cerca de 100 mil pulseiras para o público utilizar durante o show, mas que precisavam ser devolvidas. O pedido para a devolução partiu tanto do próprio cantor do Coldplay, Chris Martin, como da organização que estava com sacolas enormes na saída do palco.
Quem levar a pulseira para casa não vai conseguir usar o produto, já que ele é feito para reagir apenas aos comandos dentro do palco e não fora dele. A empresa já utiliza a xyloband com outros artistas, como é o caso de Taylor Swift, Shawn Mendes, Bad Bunny e as Spice Girls.
Por: André Fogaça