quinta-feira,21 novembro, 2024

Proteção de marca na era digital: uma abordagem essencial para o crescimento empresarial

Na atualidade, a presença das empresas no meio online deixou de ser uma opção dispensável ou um privilégio, e transformou-se em uma obrigação para o crescimento e a evolução dos negócios. Um ponto-chave nesse entendimento é o vasto número de usuários ativos nas redes sociais, abrindo um horizonte de oportunidades quase sem limites para as empresas. O Instagram, por exemplo, reúne cerca de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente e oferece ferramentas comerciais variadas para alcançar esse público para diversas finalidades. 

A promoção da marca, construção de relacionamento com o cliente, aprimoramento de produtos e as vendas representam as principais funções que as empresas empregam no ambiente digital, a fim de expandirem seus negócios e acelerarem seu crescimento. 

Na busca por essas vantagens, as empresas investem em posicionamento e branding, com o intuito de serem referências para seus público-alvo e possíveis clientes. No entanto, muitas vezes negligenciam a proteção legal de suas marcas. 

Durante o período entre 2019 e 2021, o INPI mais de 350.000 pedidos de registro de marcas. Em contrapartida, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, em 2022, houve um saldo positivo maior que 2.000.000 de novas empresas. 

Embora a relação entre a quantidade de novas empresas e o número de pedidos no INPI ainda seja desigual, houve aumento de 48% naquele período, refletindo a crescente importância atribuída à proteção da propriedade intelectual e industrial em um contexto de crescimento digital. 

O registro de marca é de suma importância para as empresas na era digital, pois ao se estabelecerem online, se expõe para todo o Brasil e também todo o mundo. Isso abre brechas para que outras empresas, agindo de má-fé, copiem produtos, logotipos, tipografia, paleta de cores e dentre outros elementos que diferenciam a empresa e caracterizam sua identidade no mercado. 

Assim, o registro de marca proporciona uma proteção legal, garantindo exclusividade em todo o território nacional e evitando que terceiros usem elementos da marca que possam gerar confusão entre os consumidores. 

Outro ponto importante ligado ao registro de marca é a confiabilidade e o valor agregado que essa ação confere, não somente para os consumidores, mas também na atração de investidores. No cenário digital, é crucial destacar a facilidade de defesa e atuação contra violações de propriedade industrial e disputas judiciais relacionadas ao uso da marca. Reduzindo substancialmente o risco de perder os direitos sobre a marca e seu valor associado. 

Em síntese, diante do cenário digital que ampliou exponencialmente o alcance das empresas, emerge também a preocupação com o aumento da concorrência e a ameaça de uso indevido de propriedade industrial. Assim, o registro de marca levanta-se como peça fundamental na preservação e fortalecimento da identidade corporativa. 

Logo, não resta dúvida que a adoção de estratégias digitais deve ser acompanhada pela devida atenção à proteção legal da marca, assegurando a identidade e consolidando uma presença sólida e duradoura em um mundo cada vez mais conectado. 

Texto: Bruno Magalhães

Bruno Magalhães
Bruno Magalhãeshttps://inovally.com.br/
Bruno é advogado e especialista em LGPD, faz parte da equipe de projetos da Inovally e possui experiência na área de proteção de dados no setor público, bem como em propriedade industrial e intelectual.

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