Objetivo do projeto é permitir o acesso à cultura pop e geek a quem não pode pagar pelo ingresso do evento

Maior evento geek do Norte/Nordeste, o Sana 2024 recebeu 27 mil jovens em vulnerabilidade social na primeira parte, realizada em janeiro. A oportunidade foi possível por meio do GeekAção, projeto de inclusão e democratização cultural do Sana. Na parte 2 do evento, marcada para acontecer de 12 a 14 de julho, a iniciativa quer ampliar o número de jovens assistidos para 35 mil.

O GeekAção existe desde 2016 e conta com o apoio do poder público, empresas privadas e organizações do terceiro setor, em conjunto com a Fundação Cultural Nipônica Brasileira (FCNB). De acordo com Daniel Braga, diretor institucional da FCNB, realizadora do Sana, por meio das parcerias, os jovens recebem não só ingresso ao evento, como também o transporte.

Em janeiro, alunos de 150 escolas públicas dos 6 distritos de educação de Fortaleza foram contemplados, além de jovens assistidos por entidades e projetos sociais. Como destaca o diretor, o objetivo é ampliar cada vez mais esse público, viabilizando o acesso da cultura geek aos jovens de baixa renda. “Hoje o GeekAção representa 32% do público do evento. A nossa meta é que, até o ano 2025, a metade do público do evento seja de 50% de não pagantes”, projeta Daniel Braga.

IMPACTO POSITIVO

Criado em 2001, por 15 amigos, o Sana é considerado a maior feira multi-temática de cultura pop e geek do Norte/Nordeste, com mais de 150 mil visitantes por ano. Reúne o que há de melhor do mundo geek: cosplayers, k-pop, animes, games, arenas, salas temáticas, dubladores, youtubers, atrações musicais etc. Com o GeekAção, esse universo se abre para crianças e adolescentes de escolas públicas.

“Essa oportunidade de ir a um evento com um ambiente lúdico tem muito impacto. Geralmente são crianças que estão em áreas com muita violência, que vivem uma desagregação familiar, então chegar num ambiente mais lúdico, com muita diversão, tem um impacto positivo muito grande. Além disso, há relatos de jovens que acabaram escolhendo profissões ligadas a esse universo, como na parte de programação e costura para cosplayers”, observa Daniel Braga.

Em solenidade especial na primeira parte do Sana, os apoiadores do projeto receberam homenagem da FCNB. Dentre os parceiros, estão o Governo Federal, Governo Estadual, Prefeitura de Fortaleza, Sistema Fecomércio, Sesc, Senac, Fanta, Monster, Câmara Municipal de Fortaleza, Banco do Nordeste, Wap, Waaw, Corpvs, Brisanet e várias ONGs.

Preto Zezé, Conselheiro da Cufa Nacional, ressalta a importância do GeekAção. “O projeto GeekAção é fantástico, pois permitiu que jovens que só acompanhavam o evento pela televisão pudessem participar presencialmente. O Sana é potência.”

CASE DE SUCESSO

Além de viabilizar o acesso gratuito ao evento a jovens em vulnerabilidade social, o GeekAção tem outras iniciativas de cunho solidário. Uma delas é a campanha de doação de alimentos para o Programa Mesa Brasil, do Sesc, por meio do ingresso social. Nesta edição do Sana foram arrecadadas 7 toneladas de alimentos.

Outra iniciativa é o evento de adoção de animais. Na última edição, foram adotados 79 animais. Desde o início do projeto, que começou em 2020, já foram adotados 300 animais. “O Sana é um case por ser um evento de entretenimento, mas também com impacto social. O segredo desse sucesso é o fato de que aqui no Ceará não foi só a Fundação Cultural Nipônica Brasileira que criou o projeto que aderiu, mas foi graças também a todos que aderiram”, conclui Daniel Braga.

Escrito por Agência de Conteúdo DN