quinta-feira,19 setembro, 2024

Projeto de livrarias no Coliseu propõe integração de conteúdo às paisagens

As lojas foram pensadas para criar um diálogo com o contexto arquitetônico que as cercam

Unir arte, cultura, arquitetura e conhecimentos sobre o local que está sendo visitado, como museus, é uma experiência rica e única. A rede italiana de livrarias Electa é especializada em instrumentos de apoio a esse tipo de visita, com pontos em vários marcos icônicos da Itália.

Para redesenhar o conceito das lojas, o escritório Migliore+Servetto projetou os novos espaços em Roma, em quatro locais do Parque Arqueológico do Coliseu – que engloba Coliseu First Gallery, Second Gallery, San Gregorio al Palatino e Clivo Palatino.

Assim, ao passo que o visitante entra em contato com a história e a arquitetura desses locais, a livraria oferece postais e ímãs com reproduções de obras de arte, bem como múltiplos de artistas e as principais novidades da edição internacional sobre os temas vistos in loco.

A extraordinária arquitetura do Coliseu de Roma é valorizada no projeto do escritório Migliore+Servetto para os novos das livrarias Electa no local — Foto: Andrea Martiradonna / Divulgação
A extraordinária arquitetura do Coliseu de Roma é valorizada no projeto do escritório Migliore+Servetto para os novos das livrarias Electa no local — Foto: Andrea Martiradonna / Divulgação

As novas livrarias idealizadas pelo escritório italiano, que comemora 25 anos, propõem, portanto, um sistema integrado na exposição que potencializa a riqueza dos conteúdos através da leveza do mobiliário e coloca o visitante em diálogo com o contexto imponente e monumental em que cada livraria está inserida.

A configuração tem como principal característica ser um sistema flexível, adaptável e intercambiável no contexto das diferentes necessidades e tamanhos dos ambientes, além de oferecer níveis diversificados de interpretação.

Tons claros se juntam a elementos de chapa perfurada que mudam de cor a cada loja — Foto: Andrea Martiradonna / Divulgação
Tons claros se juntam a elementos de chapa perfurada que mudam de cor a cada loja — Foto: Andrea Martiradonna / Divulgação

Características comuns às várias intervenções do projeto incluem um sistema de mobiliário extremamente leve no design, que se destaca pela escolha de tons claros e pela transparência da chapa microperfurada, mas, ao mesmo tempo, fortemente caracterizado por precisas variações de cores diferentes para cada loja, visando dar uma identidade única a cada espaço.

Dessa forma, aos tons claros se juntam os elementos cromáticos de chapa perfurada, que amortecem ou servem de pano de fundo, presenças diferentes para cada uma das lojas: o amarelo sulfuroso para a Colosseum First Gallery; o vermelho escarlate para a Colosseum Second Gallery; o verde celadon para San Gregorio al Palatino; e cádmio amarelo para Clivo Palatino.

A loja Clivo Palatino, a última das quatro inauguradas, está localizada em um volume inferior recém-construído e é caracterizada pela presença de uma grande vitrine com vista para o Parque Arqueológico.

Dessa forma, o Migliore+Servetto projetou uma série de bases sob medida colocadas sob as janelas, com algumas torres móveis que permitem montar a vitrine de forma versátil e leve, em uma adição contínua de perspectivas, garantindo aos visitantes uma ótima fruição da paisagem em volta.

As lojas foram pensadas para os movimentos do visitante no espaço, com caminhos para que se torne uma paisagem narrativa — Foto: Andrea Martiradonna / Divulgação
As lojas foram pensadas para os movimentos do visitante no espaço, com caminhos para que se torne uma paisagem narrativa — Foto: Andrea Martiradonna / Divulgação

O visitante, portanto, é o centro, e tudo foi pensado para os seus movimentos no espaço, com caminhos em uma espécie de wunderkammer (gabinete de curiosidades) contemporâneo, em que ele é envolvido pela refinada seleção de textos e objetos propostos pela livraria, “para se perder”.

Assim, o local se torna uma paisagem narrativa, um lugar de descoberta, estimulando o crescimento cultural pela valorização da oferta inteligente de conteúdos e de um diálogo constante com o contexto arquitetônico que os cercam.

Fonte: Casa e Jardim

360 News
360 Newshttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados