“O conhecimento nos leva a abraçar oportunidades, pois empreender em qualquer área necessita de planejamento, assertividade, clareza, e muito mais para se alcançar metas e objetivos com excelência”, destacou Renata de Lourdes Brito Lemos Pessoa, de Painel/SC, sobre a Programa Mulheres em Campo, recém-concluído no município. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Lages.
Renata, que é empreendedora juntamente com o esposo, frisou a importância da participação e dos aprendizados. “A integração faz com que sejamos melhores. Tivemos oportunidade de apresentar nossos resultados à comunidade, na prática, mostrando potenciais, com resultados surpreendentes a ponto de trazer novos empreendedores de diversas áreas. Descobrimos valores em nossos empreendimentos que nos levarão a ações diferenciadas e produtivas. Obrigada Senar/SC e parcerias por proporcionar oportunidades como essa”.
O Programa Mulheres em Campo desenvolve competências de empreendedorismo e gestão, visando o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres. A capacitação foi ministrada pela prestadora de serviço em instrutoria, Schirle Fabiana Nascimento, que destacou o quanto é gratificante acompanhar o desenvolvimento das mulheres.
“O conhecimento é a chave para o sucesso. Agradeço ao Senar/SC e ao Sindicato Rural de Lages pela oportunidade de ministrar esse treinamento para pessoas com potencial de transformar a sua atividade rural em um grande negócio, juntamente com suas famílias. A força feminina é capaz de transpor barreiras no campo e na cidade e as mulheres vêm superando desafios e conquistando seu espaço”.
PROGRAMA MULHERES EM CAMPO
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, salientou que a iniciativa apresenta importantes resultados no que se refere ao desenvolvimento de competências de gestão e empreendedorismo feminino. “Ao transmitir técnicas de planejamento e gestão, as produtoras rurais visualizam oportunidades de negócios que podem ser desenvolvidas ou implementadas nos estabelecimentos rurais. Temos exemplos valiosos que demonstram o impacto do programa no estado”.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, explicou que o programa foi criado para despertar o interesse pela gestão e, com isso, ampliar o protagonismo feminino na administração das empresas rurais. “Trata-se de uma ação que orienta na descoberta do potencial de cada participante e da propriedade e demonstra como planejar e transformar uma atividade em negócio”.
De acordo com a técnica em Atividades de Formação Profissional do Senar/SC, Nayana Setubal Bittencourt, o programa tem carga horária de 40 horas e é dividido em cinco encontros de 8 horas, com intervalos de sete dias. “A programação contempla discussões, dinâmicas, atividades de grupo, individuais e com as famílias, além de estudos de caso, exposição e comercialização de produtos. Em Santa Catarina, desde 2011 até o momento, foram capacitadas mais de 8.870 mulheres em 651 turmas”.
Fonte: MB Comunicação Empresarial