terça-feira,26 novembro, 2024

Programa Empreenda Artesão vai estimular o turismo local e ampliar a qualificação dos profissionais que atuam no segmento em Sinop

Com objetivo de fomentar o turismo sinopense e fortalecer a atividade econômica e social dos artesãos, a Prefeitura de Sinop, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Centro de Atendimento Empresarial (CAE), desenvolveu o programa Empreenda Artesão. Um plano de ações estratégicas visando explorar as diversas vertentes do artesanato local, bem como ampliar a qualificação profissional dos artesãos e promover sua ascensão no mercado.

A princípio o programa pretende fazer um diagnóstico da atividade em Sinop. “Começamos com uma pesquisa para entender as duas pontas, tanto aquele que vai consumir os produtos, quanto os próprios artesãos. Queremos saber quais são as principais necessidades do setor”, relatou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves.

Outra proposta é a qualificação dos artesãos com foco no empreendedorismo, além da integração com os demais prestadores de serviços turísticos. O programa traz um amplo plano de ações que vai potencializar o desenvolvimento do que já é feito e fortalecer a conexão com o turismo.

Klayton ainda destaca que a ideia é transformar Sinop em referência no setor. Para isso, as qualificações do Empreenda Artesão abordarão desde o sistema de vendas online, precificação, elaboração do plano de negócio, desenvolvimento de coleção, gestão financeira, planejamento de futuro, até assuntos como controle de produção, formalização e parcerias.

Além das ações de qualificação e posicionamento de mercado, também foi criado um selo que irá identificar o artesanato produzido no município. Segundo a turismóloga da Prefeitura, Leidiane Viegas, o turismo está diretamente ligado ao artesanato local. “O artesanato faz essa ligação do visitante com o local visitado, traz a lembrança de bons momentos, remete as características locais, por isso criar uma identidade para o artesanato sinopense, bem como profissionalizar os trabalhos é fundamental para o desenvolvimento da atividade, tanto econômica quanto turística”.

De modo geral, os itens de artesanato produzidos no município remetem à riqueza local em sua ampla diversidade e estão ligados principalmente à fauna e flora da região. São peças que apresentam a beleza de animais como a arara que é um dos símbolos de Sinop, assim como capivaras e a onça. Aqui o turista também pode encontrar artesanatos em madeira, outros produzidos com sementes, escamas de peixe e demais matérias primas.

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados