Os trabalhos foram desenvolvidos em todas as regiões do estado e também capacitou 12 mil professores
O “Educação que Transforma” beneficiou 77 mil estudantes mato-grossenses do ensino médio e fundamental em 2024. O programa realizado pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso) é focado em capacitar tanto alunos quanto professores com habilidades empreendedoras essenciais para o futuro.
Com oficinas e palestras, o foco do programa abrange os três principais eixos: inovação, sustentabilidade e empreendedorismo. As ações foram realizadas em todas as regiões de Mato Grosso com apoio de prefeituras e do Governo do Estado.
Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em conjunto com o Instituto de Pesquisa IDEIA, indica que três em cada dez jovens brasileiros desejam abrir o seu próprio negócio. Dado que segundo o analista da gerência de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/MT, Rafael Calazans, indica a tendência dessa geração, que tem uma visão diferente sobre o formato de trabalho.
“Eles não querem mais aquele formato tradicional de CLT, trabalhando 8 horas por dia, com horário. Querem horários flexíveis, com ganhos maiores e maior autonomia. E essa competência empreendedora, não serve apenas para abertura de negócios ou para você gerir o seu negócio, mas serve também para mostrar que o empreendedorismo está aonde você trabalha, o chamado ‘intra-empreendedorismo’, que é trabalhar com horários flexíveis, atuando com demandas e não apenas atrás de um computador. Esse público é o público da futura geração, eles serão nossos médicos, empresários e engenheiros”, assegurou o gestor de Educação Empreendedora do Sebrae/MT.
O interesse do jovem em ter o próprio negócio também foi apontado pela pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo 2023 (Global Entrepreneurship Monitor – GEM), que analisou os empreendedores potenciais no país. O estudo mostra que mais da metade dessas 47,7 milhões de pessoas estão na faixa entre 18 e 34 anos.
“São estes jovens que vão traçar o norte do nosso país, são eles que vão conduzir o formato de trabalho. Então, capacitar as pessoas para terem atitudes empreendedoras, é super importante. É de suma importância que tenhamos profissionais capacitados e gabaritados pra poder atuar nesses novos mercados de trabalho”, destacou.
Além dos alunos, cerca de 12 mil professores também foram contemplados com a capacitação do Programa Educação que Transforma que passou por 141 municípios de Mato Grosso. As metodologias são ministradas pelos consultores do Sebrae/MT e tem como carga horária 44 a 60 horas, a depender da temática abordada.
“A ideia é desenvolver essas competências, acreditamos que a sociedade consegue caminhar mais com as próprias pernas, elas conseguem ter mais autonomia para poder ditar o que que eles querem, conseguem trabalhar melhor a visão de empreendedorismo, até mesmo dentro de casa, sendo líderes de si mesmo, criando essas habilidades diferentes do que o ensino tradicional traz”, conclui.
Educação Empreendedora no Sebrae
Criado em 2013 como Programa Nacional, a Educação Empreendedora do Sebrae já alcançou 97% dos municípios brasileiros, com 13,5 milhões de atendimentos a alunos e mais de 1 milhão de professores assistidos, com ações que oferecem formação e capacitação com ferramentas e metodologias pedagógicas específicas.
Depois da aprovação da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Empreendedora ganhou força na educação formal brasileira, uma vez que o desenvolvimento de competências empreendedoras está alinhado às novas diretrizes da Educação no país.
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT