As inscrições para o Programa Pacto Transforma – Mentoria e Aceleração de Carreiras Para Mulheres Negras, voltado para o fortalecimento de lideranças femininas negras que já atuam ou tenham acesso ao mercado corporativo, foram prorrogadas até o dia 7 de setembro.
O edital selecionará e acompanhará 30 mulheres negras comprometidas com a equidade racial, para a primeira posição de liderança ao longo de 12 meses. As selecionadas também terão mentorias, aceleração de carreira, construção de networking e aulas de inglês.
O programa é realizado por meio de uma parceria entre o Pacto pela Equidade Racial, B3, a Bolsa de Valores do Brasil, ADP Brasil e Fundação Dom Cabral.
Em novembro de 2022, o Pacto de Promoção da Equidade Racial lançou uma pesquisa inédita intitulada “A mulher negra no mercado de trabalho brasileiro: desigualdades salariais, representatividade e educação entre 2010 e 2022”. A pesquisa foi desenvolvida por um grupo de trabalho formado por representantes das empresas signatárias do Pacto, mais especialistas e economistas.
De acordo com o estudo lançado, o rendimento da mulher negra é 81,6% mais baixo do rendimento do homem negro, enquanto na comparação entre mulheres brancas e homens brancos este número é de 76,8%. Outro recorte da pesquisa indica que a mulher negra recebe cerca de 71% do rendimento médio de uma mulher branca no Nordeste, mas no Sudeste a diferença é de cerca de 62% de uma mulher branca.