Em meio século, a tecnologia deu um salto e a vida dos brasileiros mudou, sempre registrada pelo Globo Repórter. O programa desta sexta-feira (31) mostrou as mudanças tecnológicas das últimas cinco décadas (veja a íntegra).
Em outubro de 1983, o Globo Repórter mostrou quando o computador chegou a algumas escolas brasileiras. Já naquela época, os alunos aprenderam rapidamente a usar os aparelhos. Fernanda Tellian era uma dessas crianças registradas na reportagem. Ela é da primeira geração de crianças eletrônicas e hoje é diretora de escola que usa a tecnologia como ferramenta de ensino.
Fernanda explica que hoje os alunos já sabem mexer no computador e que a tecnologia é usada para as atividades de conhecimento das disciplinas.
“A internet é um espaço público. Então, a nossa tarefa aqui é mostrar para o aluno os cuidados que ele deve ter ao acessar as redes”, explica a professora Mônica Vallis.
As distâncias ficaram mais curtas, mas não foi para todos.
“Preparar para o século XXI passa necessariamente por uma conectividade maior. Sem a efetividade desse direito que eles têm à conectividade, à tecnologia, o que a gente vai fazer é encurtar essas asas, tirar a possibilidade de voar mais alto. Principalmente a criança que está em uma situação de maior vulnerabilidade sócio-econômica”, explica Priscila Cruz, presidente da ONG Todos pela Educação.
Os desafios na educação para os próximos 50 anos são enormes e envolvem a garantia ao acesso e também a conteúdo de qualidade.
Fonte: G1