Você já sentiu que não consegue ser produtivo, por mais que tente? Lembrar de duas palavras simples pode reduzir essa frustração e melhorar seu gerenciamento do dia a dia
Criar uma extensa lista de tarefas para o dia, não conseguir fazer tudo a tempo e se frustrar com a situação. Se você sofre com esse ciclo na sua rotina, saiba que não está sozinho. A dificuldade de ter motivação e produtividade na rotina pode ser desafiadora – e frustrante.
Em um artigo publicado na Inc., o autor e consultor Justin Bariso afirma que, se você está trabalhando em muitas coisas ao mesmo tempo – e sentido que não progride em nenhuma delas –, pensar uma frase pode ajudar: “gerencie expectativas”.
Segundo o colunista, ele mesmo, que é proprietário de uma pequena empresa, marido e pai, percebe que suas listas de tarefas tendem a ficar malucas – e o que era para ser feito em um dia acaba durando uma semana.
O consultor acredita que se lembrar dessas duas palavras ajuda a trabalhar melhor e a substituir sentimentos negativos de frustração e desânimo por sentimentos positivos, como satisfação e realização.
A importância de gerenciar expectativas
Segundo Bariso, pensar grande e querer abraçar o mundo é uma característica de pessoas ambiciosas, e que isso pode ser útil em algumas ocasiões. Quando se torna uma rotina, porém, pode trazer problemas.
Embora seja tentador acreditar que todo dia será o seu melhor dia e que você sempre será mais produtivo, isso não funciona na prática. Quando você se depara com limitações, como a própria falta de tempo, essa quebra de expectativas pode trazer desânimo e frustração.
E é aí que a “frase-chave” entra. Quando você se lembra de gerenciar as expectativas, segundo Bariso, você entende que há uma grande diferença entre o que você quer fazer e o que é possível fazer.
Logo, ainda que continue sendo normal criar metas de curto e longo prazo, você também deve se esforçar para ser realista e, assim, ter mais chance de alcançar seus objetivos.
Como gerenciar expectativas
O consultor sugere que você comece fazendo algumas perguntas a si mesmo:
- O que está envolvido para que isso seja feito?
- Que fraquezas, limitações ou restrições poderiam me atrasar?
- Quanto tempo levará, tanto no melhor quanto no pior cenário?
- Quais são as (até) três coisas que eu mais quero fazer (hoje, esta semana ou este ano)?
Essas perguntas vão ajudar a manter suas expectativas realistas.
Outro truque simples, segundo Bariso, é criar uma lista de tarefas e adicionar um horário específico para cada uma delas. Para ele, essa técnica ajuda a controlar a ambição e a focar na realidade.
Então, da próxima vez que você sentar para escrever suas metas ou lista de tarefas, lembre-se de usar sua inteligência emocional e gerenciar expectativas.
Texto: Redação PEGN