No último sábado (11) o Parque Florestal foi palco para a primeira edição do Sinop Sustentável, que integra o projeto Sinop Orgânico. A ação reuniu dezenas de produtores e centenas de visitantes que puderam conhecer um pouco mais sobre a produção agroecológica e sustentável desenvolvida no município. Também foi possível fazer trocas de mudas e sementes.
Zootecnista da secretaria de Desenvolvimento Econômico, João Santos, acompanhou a feira, orientou alguns visitantes e detalhou sobre o projeto. “Estamos aqui para trazer os resultados preliminares do Sinop Orgânico, transmitir à sociedade um pouco sobre a importância da sustentabilidade dentro do sistema de produção, que não é somente uma alternativa, mas uma necessidade imperativa. Nós temos uma série de ações que são desenvolvidas no município por todos esses parceiros mostrando que é possível produzir com sustentabilidade”, considerou.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, mais eventos como esse devem acontecer daqui para frente. “Esse projeto vem para despertar a consciência, pessoas entenderem que é possível comprar alimentos que são agroecológicos. Nosso objetivo é chegar a ter os produtos orgânicos nas prateleiras aqui de Sinop”, destacou.
O agente técnico da Empaer, Rogério Lescjeiwitz, é um dos responsáveis pelo projeto. Rogério ressaltou que o evento deve entrar para o calendário oficial do município. “A Empaer desenvolve trabalhos de assistência técnica e extensão rural e se encaixa dentro desse contexto de sustentabilidade relacionada ao projeto Sinop Orgânico, principalmente atuando na orientação dos produtores rurais em produção orgânica de alimentos, produção sustentável, livre de agrotóxicos, de insumos químicos, transgênicos, hormônios e assim por diante”, esclareceu.
Projeto Sinop Orgânico
Iniciado em 2022, o Projeto Sinop Orgânico tem como objetivo capacitar 50 produtores para uma agricultura agroecológica e de base orgânica, que prevê a realização de diversas ações no decorrer do ano, dentre elas, o Sinop Sustentável.
Autor: Mylene Dias / Assessoria