Evento reuniu mais de 20 mil pessoas no Expo Center Norte
O RD Summit, evento focado em marketing e vendas, reuniu em seu primeiro dia grandes nomes do mercado para palestras sobre branding, e-commerce, diferenças geracionais, tendências na comunicação e uso de Inteligência Artificial. O encontro promovido pela RD Station no Expo Center Norte, reuniu mais de 20 mil participantes no dia último dia 6.
Palestras destacaram importância da otimização da mensagem e personalização do conteúdo
Beatriz Guarezi, do Bits to Brands, centralizou o tema de sua palestra em marcas e pessoas “cronicamente online” e a importância de entender se, para seu público e para a sua empresa faz sentido participar de todas as trends. “Que tal contar as histórias que só nós podemos contar? Precisamos saber qual é o nosso lugar de diferenciação, identificar o que torna aquela marca única para contar histórias autênticas e originais”, reflete a executiva.
Para ela, é importante entender o valor de marca e a relevância da mensagem a ser contada.
Sobre Inteligência Artificial, o foco ficou na automatização de processos e nas vantagens do uso dessa tecnologia no dia a dia de marcas. Marcos Gurgel, Chief Evangelist Officer do iFood, apresentou os jet skis da companhia – projetos de inovação que permitem rápidas mudanças na direção de processos da empresa.
“O iFood tem mais de 150 modelos de IA próprios e trabalha com esta tecnologia e com dados desde 2018. Atualmente 75% do orçamento do marketing e growth é investido usando estratégias de IA, o que resultou em 30% de redução na reaquisição de usuários”, exemplificou Gurgel.
Segundo ele, a Inteligência Artificial também está sendo usada na automação da comunicação com clientes, entregadores e parceiros, o que permite um atendimento mais rápido e com soluções inteligentes para cada um desses públicos. “Mais de 56% do suporte é automatizado para consumidores, 80% para motoristas e 13% para parceiros”, explicou o executivo.
Rita Von Hunty palestrou sobre as diferenças geracionais, focando nas transformações globais e na entrada das gerações mais novas no mercado de trabalho e nas responsabilidades profissionais. A professora falou sobre as expectativas e perspectivas de cada geração perante as mudanças climáticas, problemáticas sociais e visão de futuro. “As novas gerações estão muito imediatistas ou a sua visão de futuro não existe mais?”, refletiu a palestrante.
Por Cecília Ferraz